CidadesIndaiatuba

Mais de três mil eleitores de Indaiatuba podem ter o título cancelado

com informações do G1 Campinas

Ausentes nas três últimas votações, 50,4 mil eleitores da Região Metropolitana de Campinas (RMC) podem ter os títulos cancelados, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O levantamento considera dados atualizados nesta semana. Indaiatuba, que tem 161.607 eleitores, tem 3.475 (2,15%) nesta situação. A lista de “faltosos” inclui eleitores que deixaram de votar ou não justificaram falta de participação nos nos pleitos. Neste caso, a regularização deve ser realizada até 6 de maio, de acordo com o TSE.

Cidade mais populosa da região, Campinas tem 20,7 mil moradores na lista – o equivalente a 41,1% do total. O maior índice de “faltosos”, por outro lado, está em Pedreira (SP): 2,7%, segundo a Justiça. Considerando-se o estado, 717,6 mil podem ter o título cancelado. Os eleitores indaiatubanos também devem agendar o cadastro da biometria.

O tribunal destaca que estão na lista os eleitores que não votaram ou não fizeram as justificativas nos últimos três pleitos – regulares ou suplementares. Cada turno é considerado um em separado. Para verificar se há pendências ou se está quite com a Justiça Eleitoral, o eleitor pode consultar o site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP) ou ir ao cartório eleitoral mais próximo da residência.

“Para a regularização, basta obter a guia para a quitação de multas, emitida no cartório ou pela internet, na página do TRE-SP, pagar a multa correspondente a cada ausência e comparecer ao cartório eleitoral com o comprovante de pagamento”, informa o site do tribunal.

Sem o título de eleitor, o cidadão fica impedido de votar, pedir passaporte, se inscrever em concursos públicos, pedir empréstimo em banco público ou renovar/fazer matrícula em instituições públicas de ensino. Outras informações estão disponíveis no site do TRE-SP.

foto: arquivo/Comando Notícia