CidadesJundiaí

Mata Ciliar de Jundiaí resgata mais de 150 animais em uma semana

A Associação Mata Ciliar de Jundiaí (SP) resgatou na última semana cerca de 153 animais vítimas de atropelamentos, queimadas, ataques, tráfico, entre outros.

A reportagem, a associação explicou que a média de entrada dos animais no Cras de Jundiaí na semana passada foi assustadora: 22 por dia.

“Isso tende a piorar no segundo semestre do ano em virtude da procriação de diversas espécies. Só conseguiremos reduzir a quantidade desses casos lutando por um ambiente preservado, mantendo as áreas de matas intactas e sensibilizando o maior número de pessoas para que atitudes sejam mudadas e a cidadania ambiental seja efetivamente praticada”, disse.

Ainda segundo a Mata Ciliar, outro fator que tem contribuído para o crescimento do número são os mais de 140 municípios do estado de São Paulo socorridos pelo local.

Recuperação

 

A porcentagem de recuperação destes animais também é alarmante. Conforme a associação, cerca de 40% deles ficam com sequelas e não conseguem retornar à natureza. Confira os dados completos:

  • 30% do animais morrem assim que chegam, durante o atendimento ou nos dias seguintes devido à gravidade dos ferimentos;
  • 40% deles ficam com sequelas físicas, neurológicas ou são filhotes que não têm condições de voltar à natureza. Por isso, permanecem no local em cativeiro ou são destinados a outras instituições;
  • 30% dos animais se recuperam e são devolvidos à natureza.

com informações G1 Sorocaba e Jundiaí

 Foto: Divulgação/Mata Ciliar