campinasCidades

Menino de 3 anos é encontrado vagando sozinho na madrugada próximo à Viracopos

A Polícia Militar resgatou na madrugada do último domingo (13), um menino de 3 anos que foi achado em estado de abandono em uma via, perto de um bar, no bairro Santo Antônio, na região de Viracopos, no distrito do Ouro Verde, em Campinas (SP). A criança foi levada para a 2ª Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), de onde foi encaminhada para um abrigo, pelo Conselho Tutelar. A mãe, uma vem de 20 anos, disse que estava em um baile funk, na região do Jardim Itatinga. Segundo testemunhas, ela foi encontrada embriagada. A mãe vai responder ao crime de abandono de incapaz, em liberdade.

A criança foi encontrada pela copeira Cristiane Luci Ferreira, de 31 anos, que voltava da casa da mãe, com o namorado e os três filhos dela, por volta das 2h50. Ela passava de carro na via quando avistou o menino caminhando sozinho, de shorts e camiseta regata, em direção a um grupo de homens que bebiam e consumiam drogas. Ela parou o veículo e abordou o menino. “A rua era de pouco iluminação. Perguntei se a criança era de algum dos homens e eles tentaram dizer que conhecia o menino, mas desconfiei e fiz perguntas que não souberam responder. Peguei o menino e os enfrentei, pois queriam ficar com a criança. Liguei para a polícia e em menos de 20 minutos chegou duas viaturas. A polícia foi muito rápida e eu gostaria muito de parabenizar e agradecer a equipe, que foi muito atenciosa”, disse a copeira que ficou com a criança até ao final da ocorrência.

De acordo com o sargento Adriano Leite, o menino só sabia dizer o primeiro nome dele e da mãe. A equipe acolheu a criança, colocou a capa de um deles para protegê-lo frio e passou a fazer buscas no bairro atrás da família. Uma moradora indicou o endereço de uma moça com o mesmo nome da mãe da criança. “O menino estava com fome e sede. A mulher disse que havia uma moça que costumava abandonar o filho. Seguimos até a casa indicada por ela e chamamos. O imóvel tinha muro alto e estava trancado. Não dava para entender como o menino saiu”, disse o sargento. “Fomos atendidos pelo avô da criança que contou que a mãe tinha ido a uma festa, mas que não tinha visto o neto sair”, acrescentou.

O avô, a criança e a copeira foram para a DDM. Os policiais se reuniram e compraram lanche para o menino, que estava faminto. A mãe da criança foi localizada por volta das 6h, após vizinhos ligarem para os policiais avisando que ela havia chegado em casa. A jovem foi levada para a delegacia, mas como estava sob efeito de drogas e descontrolada, segundo a polícia, ela não foi autuada, mas vai responder ao crime em liberdade. O caso será investigado pela DDM. Mesmo com a presença do avô, o menino foi levado para um abrigo.

“O avô não tinha condições de ficar com o menino, pois ele mesmo deixou a criança só. Foi uma das piores ocorrência que atendi. Se não fosse essa moça que nos ligou, que foi corajosa em enfrentar aquelas pessoas, o que poderia ter acontecido com esta criança? Foi muito marcante. Emocionou todo mundo”, disse Leite frisando da importância de as pessoas denunciarem casos como estes e acionarem a polícia. “Atendemos muitos casos de maus tratos, pois acontece muito na periferia. Casos que a mãe vai para bar beber e leva a criança junto, ou os pais batem muito”, emendou.

 

Foto: divulgação.