Menos consumo, mais luz: o impacto dos refletores LED na iluminação – Comando Notícia
BrasilCidadesTecnologia

Menos consumo, mais luz: o impacto dos refletores LED na iluminação

Quem está acostumado ao alto desempenho dos refletores de LED atuais talvez não imagine que anos atrás a iluminação de amplos ambientes já foi bem mais complexa – e cara. 

Nas últimas duas décadas, o avanço da tecnologia do diodo emissor de luz (light emitting diode – LED, em inglês) mudou o mercado de iluminação, e hoje a tecnologia é dominante na iluminação brasileira. Nos projetos de áreas maiores, a popularização do LED gerou uma verdadeira revolução. 

Antes, para conseguir uma iluminação potente em um local como um estádio, os refletores externos necessariamente usavam lâmpadas de descarga de alta intensidade, de vapor de sódio ou mercúrio. Essa opção é mais cara e menos sustentável, além de emitir mais calor. Apesar de ainda ser usada, essa escolha tem sido substituída com eficiência pelos refletores de LED, que conseguem entregar uma potência igual ou superior, com um consumo até 75% menor.

“Além de ser uma alternativa superior para espaços públicos, os refletores de LED, pela eficiência, permitiram também projetos mais complexos e acessíveis de iluminação de grandes espaços em residências, galpões ou indústrias”, explica o Engenheiro de P&D Christian Feuser, da Blumenau Iluminação, empresa referência no produto. 

Nos últimos dois anos, a Blumenau Iluminação figurou entre as marcas mais lembradas do país no Top of Mind do Grupo Revenda, na categoria Refletores LED e, em 2024, o produto foi eleito como o melhor do ano. Confira quatro razões que fazem do LED uma opção superior para a iluminação de ambientes:

  • Sustentabilidade – ao contrário das lâmpadas de vapor metálico, o LED não possui metais pesados poluentes. 
  • Eficiência – os refletores LED têm vida mais longa e consomem até 75% menos energia. 
  • Aproveitamento luminoso – O refletor com LED tem toda a capacidade luminosa direcionada para o ângulo de abertura definido, o que evita o desperdício de luz emitida em direções desnecessárias. Neste ponto, é mais eficiente do que a lâmpada, que emite luz para todas as direções e necessita de direcionamento ao ângulo correto, gerando perdas.
  • Temperatura – o LED irradia menos calor quando comparado às lâmpadas tradicionais. Refletores com lâmpadas antigas esquentam mais e podem gerar desconforto térmico para quem fica perto das luzes. 

Com informações: Vigia Comunicação-Blumenau Iluminação

Foto: Divulgação