CidadesIndaiatuba

Mesmo sem aumento oficial, moradores relatam alta nas contas de água

por HUGO ANTONELI JUNIOR

Moradores de Indaiatuba (SP) tem relatado o aumento no valor pago na tarifa de água na cidade. Uma das pessoas que procurou o Comando Notícia, moradora do Parque das Nações, mostrou que o valor praticamente dobrou. A conta do mês de abril ficou em R$ 48,66 e a de maio veio custando R$ 82,80, uma alta de 70%. “Não se justifica o aumento porque eu não consumi tudo isso. Não tenho condições de pagar este valor com este aumento, vou atrás dos meus direitos”, relata.

Em janeiro, a Prefeitura anunciou que a tarifa de água não terá reajuste em Indaiatuba esse ano. A resolução é da Ares-PCJ (Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí) responsável por fixar os preços das empresas de saneamento da região das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, que compõem 58 municípios. Até o momento, o Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae) de Indaiatuba é a única autarquia, entre as cidades reguladas pela Ares-PCJ, que terá a tarifa congelada no período de janeiro de 2020 a janeiro de 2021.

Resposta

O Comando Notícia, então, procurou o Saae de Indaiatuba. Via assessoria de imprensa, a autarquia disse que “não houve reajuste da tarifa, e em tempos de Pandemia as pessoas estão mais dentro de suas casas, sendo o aumento no consumo de água natural. Porém, cada caso é um caso. Podem ter ocorrido outros problemas, além do aumento do consumo, como um vazamento não visível, uma torneira aberta, são muitos os problemas que podem ter acontecido.”

O Saae ainda informou que é “importante entender que o hidrômetro é um aparelho de medição que registra continuamente o volume de água consumido no imóvel, não tem como medir algo que não foi consumido. O imóvel pode ter tido algum problema interno, ou foi aumento de consumo, mas para melhor analisar, você poderia sugerir que entrem em contato com o Saae, através dos diversos canais de atendimento que temos: 0800 77 22 195, (19) 3834.9400, WhatsApp (19) 99615.8035, e-mail [email protected] e site www.saae.sp.gov.br . Além do Escritório Central das 10h às 15h.”

foto: arquivo pessoal