por CAROL BORSATO*
Sabendo que 7 de abril é o dia do jornalista, no Brasil, vamos conhecer um pouco dessa história no país? Por incrível que pareça, o primeiro jornal brasileiro foi o Correio Braziliense, que começou a circular no país em 1 de junho de 1808. Esse jornal era editado em Londres, por Hipólito José da Costa Pereira Furtado de Mendonça, esse jornalista era natural da colônia de Sacramento, essa região atualmente faz parte do Uruguai, e o dia da imprensa era comemorado em 10 de setembro até 1999, em referência ao jornal Gazeta do Rio de Janeiro.
Mas como o Correio Braziliense era brasileiro e não era editado aqui?
Bom, na época Hipólito José da Costa estava refugiado para escapar da prisão. Isso é para você ver que o jornalista faz muito sacrifício para que a população possa saber tudo que acontece não só no Brasil, mas fora também. Veja como hoje, as coisas mudaram, pois antigamente os jornais eram impressos e os jornais passaram a ser digitais, postados nos sites, blogs, páginas e etc.
Mas apesar da internet ser o meio de acesso a informação mais rápido, ainda existem pessoas que preferem ler notícias no jornal impresso ou até mesmo numa revista. E para fechar com chave de ouro, deixo os parabéns a todos os jornalistas que estão na luta para trazer, em primeira mão, as notícias, se sacrificando, enfrentando dificuldades, riscos, injustiças, para deixar as pessoas bem informadas.
A nós, mais uma vez: parabéééééns!
*Carol Borsato é jornalista e a primeira colunista deficiente visual da história de Indaiatuba (SP).
foto: divulgação