CidadesIndaiatuba

“Minha mãe trabalha no McDonald’s e eu tenho muito orgulho dela”

HUGO ANTONELI JUNIOR

Michelli do Nascimento, de 34 anos, tem quatro filhos “oficiais” e 33 filhos “postiços”. “Sou uma mãezona”, se orgulha ao Comando Notícia em frente ao restaurante em que trabalha há 12 anos, a rede de fast food McDonald’s. Atualmente ela é gerente de plantão da unidade do Polo Shopping, em Indaiatuba (SP), mas muita coisa mudou na vida dela desde a entrada na empresa, começando pelo número de filhos, que passou de um para quatro. E são eles Heloise Gabriele, de 16 anos, Beatriz (11), Amanda Lavínia (9) e Luis Fernando (6). A família mora no Jardim Bela Vista.

Para o Dia das Mães, comemorado neste domingo, dia 12, ela revela que a rotina entre os funcionários é como a de uma família. “A gente conversa muito sobre a família. Eu sou uma mãe em casa e uma mãe no trabalho”, afirma. E uma das funções da mãe é alimentar o filho, coisa que ela faz duas vezes: em casa e no trabalho. “Temos a responsabilidade de saber o que estamos servindo para os clientes, o produto certo, com a temperatura correta e com qualidade”, afirma.

“Orgulho”

A filha mais velha, Heloise, diz que lembra desde sempre da mãe no emprego. “Essa é a profissão dela desde que eu tinha uns quatro anos. Mas minha mãe sempre foi uma mulher muito amorosa e muito dedicada. Sem contar a casa, que por mais que eu ajude, acho que ela faz todo o trabalho árduo sozinha, pra ser sincera, não sei nem como ela dá conta de tudo”, diz.

O emprego não limitou o crescimento da família, segundo conta Michelli. “Nunca tive problemas em trabalhar durante minhas gestações, pois sempre conciliava os horários de consulta com os de trabalho. Sem contar a flexibilidade da equipe, que sempre foi muito bacana”, relembra. A mais velha tem um lanche preferido. “MC Quarterão com Queijo”, revela rapidamente.

“Pensei em desistir”

Mas nunca foi tão simples assim. “Realmente não é fácil ser mãe e profissional. Desistir passa sim pela cabeça de qualquer profissional eu diria, mas cada vez mais eu quis ir para cima e me superar. Foi preciso muita força de vontade, mas eu também sempre tive o apoio de outros Gerentes e também de outros funcionários para que isso fosse possível. Uma das características do McDonald’s é o trabalho em equipe. Mas nem todas essas facilidades garantem que eu não tenha que vencer um dia após o outro, quando se fala de estar dividida entre e minha função e a maternidade”, revela.

“Para nós, mulheres e mães, independentemente da idade, que tenhamos coragem de acordar todos os dias e dar o nosso melhor, como mulher, mãe e ainda mais como profissional. Já tivemos o direito de igualdade, e hoje, sem dúvida, ser uma grande mulher nos faz querer desbravar ainda mais o mundo! Sucesso a todas! ” 

Michelli conta ainda seus maiores desafios na conciliação entre trabalho e filhos. “Os serviços de casa são constantes, assim como conciliar a escola das crianças, os horários de almoço/jantar, dormir, deveres de casa, uma rotina infinita. Mas não tem preço ver a minha família bem e feliz, eu faria tudo de novo”, garante.

Mesmo com as dificuldades, ela encoraja as mulheres que sonham com a maternidade, mas não querem abrir mão da carreira. “Ser mãe é uma dádiva. Claro que cada mulher tem o seu direito de escolha em querer ou não ser mãe, mas se acham que uma criança vai atrapalhar tudo, eu digo o contrário, com certeza vai te trazer mais força, vai te fazer querer vencer e crescer, tanto como mulher quanto como profissional”, afirma a gerente.

Mensagem do Dia das Mães

Ao Comando Notícia a filha Heloise deixou uma mensagem especial para a mãe. “Mãe eu nunca conseguiria escrever aqui tudo que eu sinto por você, muito menos minha gratidão por todas a noites em claro, todos conselhos, todo amor carinho e atenção dedicados a mim. Eu sei que estou longe de ser uma filha perfeita, peço perdão hoje mais do que nunca por todas às vezes que teimei, te magoei e não te dei o devido valor. Enfim eu, Camila, Amanda e Luís somos gratos por ser seus filhos, só temos que agradecer por tudo que vc fez e faz desde quando nascemos, obrigada por estar com a gente em todos os momentos bons e ruins, obrigada por sempre se querer dar o melhor por nós, obrigada por tudo mãe, te amamos muito.”

Maioria é mulher

Em toda a rede do McDonalds do Brasil as funcionárias mulheres chegam a 56%, taxa que se repete em Indaiatuba (SP), onde há 55 mulheres contratadas nos dois restaurantes da rede, uma porcentagem de 52%.  Para Cláudio Costa, franqueado da rede na região de Sorocaba e que envolve Indaiatuba também, é um privilégio ter mães como funcionárias nos restaurantes.

“Histórias de maternidade e carreira bem-sucedidas como a de Michelli são muito emocionantes, mas, ainda assim, sabemos como é difícil para muitas mulheres se convencerem de que realmente é possível ser uma boa mãe, sem abrir mão do futuro profissional. Porém, também sabemos que os índices de satisfação entre mães que tem um emprego saltam em mais de 20% quando contam com uma carreira planejada, em vez de trabalhar simplesmente para compor a renda ou sustentar a família”, afirma.

“É isso que buscamos oferecer no McDonald’s. Uma carreira que apoie a maternidade com a flexibilidade e o respeito necessários, mas que também possa vislumbrar crescimento”, avalia o empresário. “Além disso, vale destacar que ter uma mãe principalmente em cargo de chefia, significa ter uma profissional sensível, atenta a cada detalhe e extremamente compreensível com seus funcionários, sem contar com características como intuição e criatividade”, afirma Cláudio Costa.

fotos: Reginaldo Rodrigues/Comando Uno/Comando Notícia