CidadesMonte Mor

Monte Mor confirma 150 pessoas desalojadas após alagamentos causados pela chuva

A Prefeitura de Monte Mor (SP) confirmou, na manhã desta segunda-feira (31), pelo 150 pessoas desalojadas após os alagamentos causados pela forte chuva que atingiu a região entre a noite de sábado (29) e a manhã de domingo (30). A cheia do Rio Capivari causou a inundação de casas e ruas da cidade.

Do total de desalojados, 20 pessoas foram atendidas por equipes da prefeitura, sendo que duas famílias (um casal e uma mãe com uma criança de colo) foram acolhidos na escola municipal Tereza de Lourdes Ferreira Penteado, e as demais estão em casas de parentes e amigos.

Muitas famílias optaram por deixar os pertences em escolas municipais. As áreas alagadas são: Jardim Capuavinha, Jardim Progresso, Jardim São José, Centro, Vila Farid Calil, e Chácaras Pindorama. A prefeitura suspendeu o retorno das aulas na rede municipal de ensino, previsto para esta segunda, por conta dos estragos causados pela chuva. A administração decretou estado de emergência.

“É um recorde, eu moro aqui há muitos anos e nunca imaginei que poderia chegar nesta situação. Dá medo, dá muito medo”, disse o pedreiro Vanderli da Silva.

Três pontes foram arrastadas pela força das águas, nos bairros Chácaras Pindorama, Fazenda Monte Mor, Ponte dos Tempranos, e outras três foram danificadas, no Jardim Moreira, Chácaras Miracatu e Chácaras Planalto), além de danos nas estradas rurais do município.

De acordo com a Defesa Civil, o Rio Capivari já baixou cerca de 1 metro e segue baixando seu volume. No entanto, há risco de chuvas volumosas ainda nesta segunda.

Monte Mor permanece alagada nesta segunda — Foto: Reprodução/EPTV

                Monte Mor permanece alagada nesta segunda — Foto: Reprodução

A reportagem , esteve no Centro de Monte Mor nesta segunda e verificou que as ruas estavam completamente alagadas. De acordo com a prefeitura, uma família que mora em um sobrado está ilhada na parte de cima da casa porque a residência alagou na área de baixo. Os bairros ficaram alagados por conta da cheia do Rio Capivari

Um idoso, que tem problemas cardíacos, precisa de medicação e a Defesa Civil vai decidir se vai resgatá-lo de barco ou levar o remédio até ele. No domingo, uma bebê também foi resgatada de barco pelo secretário do órgão.

Imagem aérea mostra estragos em Monte Mor durante chuva  — Foto: Ricardo Rage

                  Imagem aérea mostra estragos em Monte Mor durante chuva — Foto: Ricardo Rage

Região

 

O número de cidades da região em estado de atenção para chuvas subiu de quatro para nove entre sábado e domingo, segundo boletim divulgado pela Defesa Civil.

A lista reúne Campinas, Hortolândia, Indaiatuba, Louveira, Monte Mor, Paulínia, Socorro, Valinhos e Vinhedo.

Em Sumaré, ao menos quatro bairros tiveram alagamentos e o Ribeirão Quilombo transbordou, o que causou a inundação de casas. Entre domingo e esta segunda-feira, a cidade registrou 101 milímetros de chuva. Pelo menos 20 casas foram afetadas.

Já em Valinhos, 17 famílias precisaram ser retiradas de um condomínio após a queda de um muro afetar blocos residenciais. Em três dias, de sábado até segunda, foram 124 milímetros de precipitação.

Um deslizamento de terra provocou bloqueio em uma das pistas da Rodovia Jornalista Francisco Aguirra Proença (SP-101), a Campinas-Monte Mor (SP), na altura do Jardim Rosolém, em Hortolândia. A cidade também registrou outros prejuízos.

Bebê é resgatada de barco pela Defesa Civil em Monte Mor — Foto: Reprodução/EPTV

                Bebê é resgatada de barco pela Defesa Civil em Monte Mor — Foto: Reprodução

Por g1 Campinas e Região