Morador denuncia morte de 142 mudas novas por falta de irrigação no Parque Ecológico
142 árvores morreram no trecho novo do Parque Ecológico de Indaiatuba (SP). A denúncia de um morador ao Comando Notícia é que as mudas plantadas para a inauguração em dezembro do ano passado não foram irrigadas corretamente. “Água é o que não falta, afinal, está perto do córrego. Não entendo porque não molharam”, se indigna.
“Faço caminhadas pelo local e tinha notado que algumas árvores estavam morrendo. Eu achava que era normal não pegar algumas. Eles fizeram a irrigação até o dia 20 de dezembro. Pararam por causa do final do ano. Mas aí foram morrendo mais. Eu achei que iriam perceber e vir molhar, mas nada. Eu torci para chover, mas aí ficou um bom tempo sem chover”, relata.
Na semana passada ele resolveu contar. “É um absurdo. São 142 mudas mortas entre ipês, sibipurunas, quaresmeiras, resedas e outras”, afirma. Ali do lado das palmeiras tinham plantado uma jabuticabeira adulta que também secou. Pelo que sei, o valor de uma jabuticabeira adulta custa pelo menos R$ 6 mil”, informa. No ano passado, o Comando Notícia pautou o tema compra de mudas e plantas no valor superior a R$ 1 milhão pela Prefeitura, conforme você pode ler aqui.
Justificativas
A Prefeitura foi questionada em nota sobre a situação e respondeu. “A Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente respondeu que a irrigação é feita em períodos de estiagem e que mesmo assim, pode acontecer de algumas mudas morrerem e terem de ser substituídas. No caso dos ipês, o secretário explicou que eles sofrem bastante nesta época de estiagem prolongada, ficam com aparência seca, mas nem sempre estão mortos. Muitos se recuperam quando voltam as chuvas.”
fotos: Reginaldo Rodrigues/Comando Notícia