CidadesItu

Moradores alegam estar há dias sem abastecimento de água em bairros de Itu

A falta de água é um problema recorrente para os moradores de Itu (SP). Para quem vive em alguns bairros da cidade, a situação é até histórica.

O racionamento de água na cidade terminou em fevereiro deste ano após a Companhia Ituana de Saneamento (CIS) anunciar que os níveis dos mananciais tinham melhorado. Segundo os moradores, o problema continuou.

No começo deste mês, graças a um processo iniciado em 2014, a Justiça determinou que a prefeitura forneça água para todos os bairros, com a possibilidade de pagar uma multa de R$ 200 para cada ponto que fique dois dias seguidos sem água.

De acordo com os moradores da Rua Jorge Simeira Júnior, já são cinco dias seguidos com as torneiras secas.

A reclamação principal é de que o caminhão pipa não aparece em todas as ruas. A TV TEM registrou o veículo em alguns pontos da cidade, mas também encontrou muitas pessoas procurando por água em uma bica, onde a pressão da água está mais baixa e, consequentemente, a demora para encher o galão é maior.

Moradores passam horas em bicas para encher galões — Foto: Reprodução/TV TEM

             Moradores passam horas em bicas para encher galõesFoto: Reprodução

Criada em 2017, a Companhia Ituana de Saneamento afirma que fez diversos investimentos desde que iniciou os trabalhos. O último foi uma reforma de filtros na Estação Rancho Grande, o que estaria causando o problema temporário em 12 bairros, como o Alberto Gomes, onde várias caixas da água estão na garagem, aguardando pela chegada do caminhão.

Segundo a dona de casa Marli Regina Andrelo, a falta da água a impede de fazer as tarefas básicas do dia.

“A gente não consegue fazer nada, nem comida. Algumas pessoas mais idosas estão tendo que comprar água, como a minha mãe. Uma pessoa que recebe um salário-mínimo, como vai ficar comprando água para beber?”, questiona.

Em nota, a Companhia Ituana de Saneamento declarou que já divulgou que as regiões conhecidas como “pontas de rede” podem ter dificuldade no abastecimento por causa das obras na Estação do Rancho Grande, e que está enviando, a cada dois dias, dois caminhões pipa.

A Companhia ainda informou que Itu tem aproximadamente 200 bairros, e que 12 possuem ruas que precisam de suporte no abastecimento com caminhões pipa durante as obras da estação de tratamento de água.

 
 
 
Foto: Reprodução