CidadesIndaiatuba

Moradores da região sul de Indaiatuba denunciam gosto e cheiro ruins na água

Moradores de bairros da zona Sul de Indaiatuba (SP), que abrange os bairros Morada do Sol, Monte Verde, Jardins do Império, Jardim Belo Horizonte e Jardim Regina, reclamam da má qualidade da água tratada no município. Segundo relatos enviados à reportagem , apesar de ser cristalina, a água tem gosto e cheiro ruins, o que impossibilita o consumo.

Ainda segundo os moradores, a situação ocorre há pelo menos 15 dias. Michele Viana, moradora do Jardim Belo Horizonte, relata que a má qualidade da água causa, inclusive, sintomas físicos. “Chega a arder os olhos e dar choque na hora de tomar banho de tanta química”, conta.

Já Madson Batista, motorista de ônibus, afirma que consegue tomar banho e lavar o veículo com a água, mas não beber. A vendedora Andrea Lima chegou a pensar que o problema fosse na caixa d’água da residência.

“A gente não sabe o que eles colocam na água, como é feito o tratamento. Mas está estranho sim”, disse a vendedora.

O que dizem o SAAE e a prefeitura?

 

Segundo o SAAE, serviço autônomo responsável pela água e esgoto da cidade, a água é potável e não oferece prejuízo à saúde dos moradores. A prefeitura, por sua vez, admitiu que o problema afeta a região do município abastecida pelo Ribeirão Piraí.

O SAAE aponta que os motivos para essa alteração são os represamentos ilegais feitos pelas propriedades rurais ao redor do Ribeirão, além da falta de chuva. Os dois fatores diminuem a vazão do rio e aumentam a carga de resíduos, o que dificulta o processo de tratamento pois é necessário utilizar mais produtos químicos.

Segundo a autarquia, a situação no ETA 3, local onde começa a distribuição no município, já foi normalizada. O SAAE não tem uma previsão exata, mas estipula que nos próximos dias a água chegue às casas em condições adequadas.