CidadesPolícia

Moradores do Campo Bonito reclamam de aparecimento de cobras

HUGO ANTONELI JUNIOR

INDAIATUBA – Uma moradora do condomínio Ingá, no Parque Campo Bonito, quase foi mordida por uma cobra quando foi levar o lixo para o contêiner nesta semana. Este foi apenas um dos aparecimentos de cobras na região nos últimos dias. Felizmente, até o momento, ninguém sofreu ferimentos, mas duas delas foram encontradas dentro de veículos, de acordo com relatos dos moradores ao Comando Notícia. As ocorrências são atendidas pelo Corpo de Bombeiros e são frequentes, segundo apurou a reportagem.

O professor de clínica médica de animais selvagens do curso de veterinária da Faculdade Max Planck, Rodrigo Hidalgo Friciello Teixeira, afirma que se a pessoa encontrar um animal em ambiente natural, mata, quintal ou em terreno com vegetação, a recomendação é não tocar, encostar ou se aproximar do animal.

“Dentro do domicilio a história muda um pouco. É preciso manter as recomendações acima e se for possível tentar levar, direcionar o animal para fora da casa, tal atitude deve ser realizada com calma e sempre por um adulto. Mantenha crianças, idosos e curiosos longe, mesmo sabendo que esse grupo de animais são sinistros e ao mesmo tempo aguçam a curiosidade.”

Os animais domésticos como cães e gatos também podem sofrer com estes aparecimentos. “Vale lembrar que são acidentes, ou seja, o animal doméstico se aproxima e os animais peçonhentos se defendem. Em caso de acidente, identifique o animal agressor e procure um médico veterinário com rapidez, mas sempre mantendo a calma”, recomenda.

O socorro para os seres humanos começa pela identificação da cobra que mordeu, de acordo com o coordenador do curso de enfermagem da Max Planck, Alexandro Marcos Menegócio. “É fundamental, pois irá ajudar a identificar se é venenosa ou não e deste modo auxiliar o serviço médico para o atendimento. Normalmente todas as pessoas que são picadas percebem que foram, visto que tem alguns sinais e sintomas rapidamente, independente do tipo de cobra, pode ter dor local, vermelhidão, inchaço e calor local, podendo causar até infecção. A recomendação é imobilizar o local com compressas limpa, limpeza e lavar com água e sabão, remover as roupas se apertadas, não usar torniquete e procurar um serviço médico o mais rápido possível.”
O telefone para chamar o Corpo de Bombeiros é o 193 e para a Central de Ambulâncias, 192.
foto: divulgação/Comando Notícia