HUGO ANTONELI JUNIOR
O Jardim Brasil, em Indaiatuba (SP), tem um novo morador. Um, não. Talvez sejam mais. Pessoas que moram no bairro enviaram fotos e vídeos ao Comando Notícia sobre um macaco com um filhote passeando por cima das residências nos últimos dias. Segundo contaram, eles estavam sem alimentando de banana e pão francês, conforme uma foto tirada (veja todas e os vídeos abaixo).
O macaco é da espécie prego e está com um filhote de sagui, de acordo com Paulo César Feijão, coordenador da Defesa Civil de Indaiatuba. “Ele está solto, andando, então, a gente deixa. Só vamos agir se ele acabar entrando em alguma casa e ficar lá dentro, mas a princípio é mais uma orientação aos moradores”, diz.
O especialista afirma que os moradores não devem dar alimentos para o animal. “Para não cativar. Aí ele sempre vai voltar. Também não se deve dar pão, porque o organismo dele não está preparado para farinha, fermento, açúcar, alimentos dos humanos.”
O fato de um macaco de uma espécie estar com o filhote de outra é comum, segundo Feijão. “Tem cachorro que adota, digamos assim, filho te de gato, por exemplo. O filhote pode ter ficado órfão ou o macaco pegou mesmo para criar, nunca saberemos, mas não é incomum de acontecer”, explica. “Se um macaco aparece no Centro da cidade, aí teríamos que agir, porque não há mata perto, mas como é um lugar que há mata nas proximidades, ele volta para o habitat natural dele onde, com certeza, há outros.”
fotos: reprodução/divulgação/Comando Notícia