CidadesIndaiatuba

Moradores reclamam da qualidade e falta de água nas torneiras em bairro de Indaiatuba

Moradores de diversos bairros de Indaiatuba  (SP), procurou a nossa reportagem  e reclamaram  da qualidade,   e  além da falta de água diária nas torneiras. Eles já reclamaram diversas vezes aos responsáveis , mas a solução nunca chega.

“Sou do bairro João Pioli, e já estamos no 5° dia de falta de água, ela acaba por volta das 13:00/14:00 horas voltando somente de madrugada, já ligamos no SAAE e a informação é que estamos no período de estiagem (falta de chuva), e o abastecimento no nosso bairro depende dos outros moradores economizarem, ou seja, o consumo de água está muito grande e nosso bairro ficando sem água, nós trabalhamos o dia todo, chegando a noite sem água para nossas necessidades…. Peço a compreensão de todos, logo a falta de água será no geral, você que hoje está esbanjando água, amanhã pode ser sua família que vai estar com essa falta”.

“Condomínio Park real sem agua desde de ontem a tarde e sem previsão pra voltar queria saber se tem mais algum outro bairro sem água. Já liguei duas vezes e não tem previsão. Estamos indo pra 24h sem agua aqui”.

“Estamos sem água desde quarta feira, e estamos já desesperados com a situação, tenho criança pequena em casa, já liguei no SAAE e várias vezes, e eles falam que vai voltar a água e até agora nada.
Por favor nos ajude, moro no bairro João Pioli”

 

Respostas do SAAE

Em razão de estarmos enfrentando uma das mais severas estiagens dos últimos 100 anos, praticamente em todo Brasil, com chuvas muito abaixo da média, alguns mananciais estão com sua vazão baixa e com isso está sendo necessário utilizar maior quantidade de produto químico no processo de tratamento o que pode causar essa sensação. Porém os parâmetros estão todos dentro do exigido pela legislação e não afetam a potabilidade da Água distribuída, podendo ser consumida com segurança.

Quanto a falta de água, o Saae teve um problema pontual na Estação de Tratamento de Água do Bairro Pimenta, que abastece a zona sul da cidade, causando a interrupção do tratamento de água. O problema já foi resolvido e o abastecimento já está normalizando, porém em razão de estarmos com os níveis dos mananciais de água baixos pela falta das chuvas, a recuperação do sistema de distribuição é mais lenta, principalmente em razão do alto consumo de água pela população, fazendo com que os reservatórios não ganhem nível suficiente para abastecer com rapidez as regiões mais altas.

O superintendente do Saae, Pedro Salla, reforça que o Saae vem trabalhando incansavelmente para manter todos abastecidos, mas que a economia de água pela população é muito importante nesse período de poucas chuvas.

Colocamos sempre em nosso site as informações sobre abastecimento: https://saae.sp.gov.br/interrupcao/

Por Comando uno

Foto: divulgação