CidadesIndaiatuba

Moradores tem novos canais para solicitar reparos na iluminação pública

A Prefeitura de Indaiatuba está com novos canais de comunicação para que a população possa solicitar reparos na iluminação pública. A novidade é que os problemas com lâmpadas apagadas agora podem ser comunicados por meio do aplicativo Telegram para smartphones pelo contato Geolux.

A Ordem de Serviço também poderá ser aberta pelo telefone 0800 6424343 ou pelo site da Prefeitura no ícone “Iluminação Pública”, que dá acesso o link. Desde outubro a manutenção da iluminação pública no município é realizada pela empresa Engeklam, que tem um contrato com a Prefeitura para a execução do trabalho.

O Telegram é um aplicativo gratuito que permite trocar mensagens de forma privada ou em grupo, nos moldes do WhatsApp. Para usar a ferramenta, é preciso baixar o aplicativo no smartphone e procurar o contato da Geolux, que é um assistente virtual próprio para solicitar serviços de iluminação pública. Na sequência um assistente eletrônico irá te indicar os passos para abrir uma Ordem de Serviço.

Para facilitar ainda mais o contato, a indicação do local em que a iluminação não está funcionando adequadamente é feita por meio de um mapa. O App também possibilita o acompanhamento do andamento do serviço e assim que o problema for resolvido o reclamante será comunicado.

Para quem não pretende usar o aplicativo, a Administração Municipal oferece outros dois canais de comunicação. O contribuinte pode fazer a solicitação de reparo por telefone, pelo número 0800 6424343, ou acessar o link, que também está disponível no site da Prefeitura.

Indaiatuba conta com aproximadamente 32 mil pontos de iluminação pública cadastrados. Mensalmente são registradas manutenções em uma média de 700 pontos. A Prefeitura de Indaiatuba assumiu os serviços de manutenção da iluminação pública em 2015 para atender a resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Até dezembro de 2014 essa responsabilidade era das concessionárias de energia elétrica, no caso de Indaiatuba a CPFL-Piratininga, que passou a responder apenas pelo fornecimento de energia. Com a mudança, além da manutenção dos pontos de iluminação pública já existentes na cidade, cabe aos municípios as melhorias e ampliação do sistema.

Fotos: arquivo-Eliandro Figueira RIC/PMI