CidadesIndaiatuba

Motorista revela medo após ser vítima de fake news de abandono de cachorro

HUGO ANTONELI JUNIOR

Alisson Silva, de 21 anos, saiu do bairro Andorinhas, em Indaiatuba (SP), onde mora para levar duas crianças para a escola na quarta-feira (4) sem saber que quando voltasse a sua vida não seria mais a mesma. Ele passou a ser vítima de ameaças e nem foi trabalhar depois de uma postagem publicada em uma página de humor da cidade.

Na publicação ele era acusado de ter abandonado um cachorro no Campo Bonito e que este cachorro teria seguido o carro dele até o João Pioli. Os autores da postagem ameaçaram, inclusive, nos comentários, divulgar a placa do carro dele. O motorista de aplicativo entrou em contato com a página e contou a verdadeira história. O cachorro, apelidado de nego, é cuidado por todos na rua do bairro e o seguiu.

Ele enviou ao Comando Notícia até fotos da casa que ele mora. “O nego não gosta de grades, uma vizinha até tentou levar para dentro de casa, mas ele gosta mesmo é de rua”, conta. A postagem deixou o jovem trabalhador com receio. A página Indaiatubanos publicou a notícia verdadeira ainda na quarta.

“Teve uma pessoa que disse que se visse o meu carro, ia atacar pedras. Eu nem saí de casa para evitar que o pior acontecesse”, disse. “Fiquei sem reação, muito abalado. Eu vi que estavam filmando e imaginei que fossem colocar nas redes sociais. Fiquei com medo porque ela ameaçou colocar a minha placa para todos verem. Aí viria até o papa atrás de mim”, diz.

“Quando fui mandar o real acontecido para a página de humor, era tarde. Eles já tinham colocado a fake news e quando cheguei em casa já estava com centenas de curtidas, centenas de críticas, xingamentos, ameaças e discurso de ódio”, relata. “Essa página deveria dar um basta. Por muito pouco não postam a minha placa. Deveriam ver primeiro antes de postar, conferir, porque agora ninguém vê a nota de retratação”, diz.

Por isso a importância de se confiar apenas em páginas que tenham credibilidade, pois há jornalismo e notícias sérias na internet e há infelizmente os que só querem confundir tudo. Tenha atenção antes de repassar uma notícia. Mesmo que você concorde com ela, confira, pois uma mentira que você concorde ainda é uma mentira.

foto: arquivo pessoal