HUGO ANTONELI JUNIOR
INDAIATUBA – Mulheres de motoristas do Grupo VB reclamaram sob anonimato ao Comando Notícia que a empresa ainda não pagou direitos trabalhistas da rescisão e nem devolveu as carteiras dos trabalhadores. O impasse dura mais de um mês, ainda segundo as mulheres. Além disso, diversos dos ônibus “cinzas” estariam com problemas na documentação. No segundo semestre do ano passado, a VB comprou a Indaiatubana e se tornou responsável pelo transporte público na cidade, mas os problemas da empresa anterior não desembarcaram.
Quando assumiu, o grupo fez promessas de trocar diversos ônibus e renovar frotas e linhas, mas os prazos estão se arrastando até este segundo semestre de 2017. Parte dos ônibus novos ainda não foi entregue.
Os trabalhadores também reclamam de condições de trabalho e em diversos momentos no ano passado ameaçaram paralisações.
O Comando Notícia procurou a Prefeitura para saber sobre os problemas da empresa. Via assessoria de imprensa, a administração municipal não respondeu sobre as possíveis multas de ônibus, nem sobre o emplacamento dos coletivos – que em alguns casos era de outra cidade, nem sobre se os prazos foram cumpridos.
A nota afirma que “tem cobrado, exigido e fiscalizado a prestação de serviços da concessionário do transporte público para que a população tenha um atendimento de qualidade”. E segue: “na próxima semana, a Administração Municipal vai estudar e definir como proceder diante dos problemas ainda não solucionados pela empresa.”
A nossa reportagem também procurou a empresa VB, mas não obtivemos retorno.
Enquanto isso, os motoristas seguem inseguros sobre os empregos em um país com mais de 14 milhões de desempregados.
Foto: arquivo/Comando Notícia