CidadesSão Paulo

Motoristas e cobradores de ônibus de SP anunciam greve a partir da 0h desta quarta; Justiça determina 100% da frota em horários de pico

Motoristas e cobradores de ônibus da capital paulista decidiram paralisar o trabalho a partir da 0h desta quarta-feira (3). A previsão é a de que a greve dure 24 horas.

O rodízio de veículos estará suspenso, segundo a CET, e o prefeito Ricardo Nunes (MDB) decretou ponto facultativo.

A Justiça do Trabalho determinou que os grevistas garantam o funcionamento de 100% da frota nos horários de pico (das 6h às 9h e das 16h às 19h) e no mínimo 50% nos demais períodos.

Se houver descumprimento, será aplicada multa diária de R$ 100 mil ao sindicato da categoria (Sindimotoristas) e ao sindicato das empresas de transporte coletivo (SPUrbanuss).

 

Segundo a decisão, os trabalhadores não devem impossibilitar ou criar obstáculos às saídas dos ônibus das garagens, à circulação e ao acesso pelos passageiros. E cabe às empresas de transporte coletivo disponibilizar os veículos para a prestação dos serviços.

De acordo com o sindicato da categoria, os empregados pedem reajuste de 3,69% pela inflação, mais 5% de aumento real e reposição das perdas salariais ocorridas na pandemia de Covid-19.

Com informações: g1 SP

Foto: Reprodução