Motos da PM ganham câmeras para identificar placas de veículos roubados em SP – Comando Notícia
CidadesPolíciaSão Paulo

Motos da PM ganham câmeras para identificar placas de veículos roubados em SP

As motos da Polícia Militar passam a contar com tecnologia para ajudar no combate à criminalidade em São Paulo. Nesta segunda-feira (11), 50 motos receberam câmeras com tecnologia de leitura de placas em tempo real, a fim de identificar veículos furtados ou roubados, além de placas clonadas ou adulteradas.
 
Os equipamentos ficarão acoplados diretamente nas motos, sendo alimentados pela bateria dos veículos. Após a leitura automática pelas câmeras OCR, o número da placa gerado é consultado em bancos de segurança pública para comprovar a regularidade ou atestar possíveis irregularidades dos veículos.
 
Caso seja identificado algum alerta, a notificação é enviada à mesma viatura que captou a imagem, permitindo que a equipe faça imediatamente uma abordagem. O sistema ainda permite identificar foragidos da Justiça que utilizam esses veículos.
A implementação da tecnologia acoplada nas motos prevê um aumento da eficiência no patrulhamento ostensivo e preventivo, a redução no tempo de resposta a crimes com veículos irregulares e a dissuasão de práticas criminosas com o uso de veículos.
 
As motocicletas da PM que receberam os equipamentos estão no 2º Batalhão de Choque e no 7º Batalhão de Ações Especiais, localizados no centro da capital.
 
As câmeras OCR foram entregues pela Prefeitura de São Paulo e fazem parte do programa Smart Sampa, que é integrado ao sistema Muralha Paulista, da Secretaria da Segurança Pública.
 
Muralha Paulista
 
O programa estadual Muralha Paulista é uma política de segurança pública voltada ao controle da mobilidade criminal, com base na integração de bases de dados e sistemas inteligentes de vídeo monitoramento, sejam públicos ou privados.
 
A iniciativa amplia significativamente a capacidade de monitoramento e resposta das forças de segurança em todo o território paulista.
 
Desde sua implantação, o Muralha Paulista já gerou mais de 100 mil alertas por leitura de placas de veículos e 3,1 mil alertas por reconhecimento facial, contribuindo diretamente para a prisão de criminosos e a redução de índices criminais.
Com informações: SSP-SP