campinasCidadesPolícia

Mulher é presa suspeita de maus-tratos a cachorros em Campinas

Uma mulher de 32 anos foi presa na tarde desta quinta-feira (26) suspeita de manter seis cachorros em situação de maus-tratos no distrito de Barão Geraldo, em Campinas (SP). Os animais foram encontrados desnutridos.

O caso veio à tona por meio de denúncias anônimas recebidas pela ONG Pata Sem Dono, de Vinhedo (SP), que atua no resgate e no processo de adoção de animais.

“Entramos em contato com a delegacia, eles averiguaram, constataram os casos e acionaram a ONG e um veterinário para ir lá fazer o flagrante dos maus-tratos”, conta Patrícia de Paula Ribeiro, responsável pela ONG.

Segundo a protetora, os animais viviam em um espaço pequeno para seis cachorros. Ela afirma que os cães foram encontrados em estado de desnutrição.

A Polícia Civil informa que o local já era objeto de investigação. De acordo com o delegado Luiz Fernando Dias de Oliveira, a responsável pelos animais já havia sido orientada sobre o caso anteriormente e não atendeu às exigências para a manutenção dos cachorros no local.

A mulher será autuada em flagrante e presa sem direito a fiança. A partir da prisão, a suspeita se apresentará em audiência de custódia, quando a Justiça definirá se ela continuará presa ou responderá pelo crime em liberdade.

Cães resgatados sob maus-tratos estavam em estado de caquexia — Foto: Heitor Moreira/EPTV

Estado de saúde

 

O veterinário Diego Fernandes relata que os cachorros foram encontrados desidratados e em estado de “caquexia”, quando há perda de peso, atrofia muscular e fraqueza.

Agora, eles serão conduzidos para a clínica, onde nós realizaremos alguns exames mais específicos, como ultrassom, exame de sangue e raio-x. Quando recuperados, nós disponibilizaremos para adoção”, afirma.

Após os procedimentos, os cães ficarão sob cuidados da ONG Pata Sem Dono. Interessados na adoção devem entrar em contato pelo Instagram @patasemdono e preencher um formulário.

Cães ficarão sob cuidado da ONG Pata Sem Dono e serão disponibilizados para adoção — Foto: Heitor Moreira/EPTV

Com informações: g1 Campinas 

Foto: Heitor Moreira