Oficina de contação de história traz a inserção da cultura africana em histórias
A Companhia de Teatro Kokelinha, por meio Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas e ProAc (Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo), com apoio da Prefeitura de Indaiatuba, através da Secretaria Municipal de Cultura realiza oficina “Contos Africanos para Crianças” e peça teatral “A princesa Dara e o Sapo que Fala” nos dias 11 e 12 de agosto. Para participar da oficina os interessados devem se inscrever pelo link.
A oficina de contação de história “Contos Africanos para Crianças” que é destinada a professores, arte educadores, artistase profissionais que trabalham ou desejam trabalhar com o público infantil acontece no dia 11 de agosto às 19h30, no Centro Cultural Piano. Com duração de 50 minutos, os participantes terão acesso aferramentas de ensino para a inserção da cultura africana em histórias, jogos e brincadeiras
Já no sábado será apresentado o teatro infantil “A princesa Dara e o Sapo que Fala” às 16h, no Ciaei. A peça traz uma nova roupagem sobre uma princesa e um sapo falante, desta vez ambientada em um reino africano, liderado e construído por mulheres. Com foco no protagonismo feminino, negro e africano, o teatro procura incentivar o público infantil a buscar mais representatividades de realeza, além de abordar temas que envolvem ecologia, história, cultura popular, autoconhecimento e o poder de se reinventar. Ao longo do espetáculo, são executadas músicas autorais, além de uma cantiga de roda brasileira, também adaptada para a peça. A entrada é gratuita tanto para a oficina como para o teatro. Os ingressos para a peça devem ser retirados 1h antes do espetáculo.
Sinopse do espetáculo
Líder e rainha do reino africano de Kadondo, a bondosa Nandi Ka, está preparando a festa de 15 anos de sua filha, a princesa Dara. Ao contrário da sua mãe, Dara não se interessa pelo seu reino, nem pela história de seu povo, e acredita ser a pessoa mais ilustre do mundo.
A princesa só não esperava que um sapo, mais artista que anfíbio, pudesse roubar a atenção de todos bem no dia do seu aniversário. Ela ainda não sabe, mas por trás desse sapo que fala, canta e até conta piadas, existem segredos envolvendo a história de um reino vizinho e um poderoso feiticeiro.
Ao longo da festa, e em meio a muitas descobertas, a princesa Dara e o Sapo Que Fala vão embarcar juntos, em uma jornada de crescimento e amadurecimento. O espetáculo deixa ainda lições que envolvem o poder de se reinventar, do resgate as raízes familiar e do artista que está escondido dentro de cada um.
Sobre a Cia Kokelinha
A companhia de teatro Kokelinha nasceu em Campinas, em 2019, com o propósito de realizar espetáculos infantis, que promovessem o debate e a reflexão de questões sociais e culturais de uma forma leve e lúdica. Em meio a pandemia, a Kokelinha encontrou outras formas de fazer sua arte chegar ao público. Foi por meio das mídias sociais, que o grupo de artistas e arte educadores se destacou, produzindo materiais educativos em vídeo, como contações de histórias, teatro web e clipes musicais infantis. No youtube, os vídeos do grupo somam de mais de 60 mil visualizações, com comentários positivos vindos de todas as regiões do Brasil.
Serviço
Oficina: “Contos Africanos para Crianças”
Local: Centro Cultural Piano (Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 5924 – Jardim Morada do Sol, Indaiatuba/SP)
Data: 11/08
Horário: 19h30
Entrada: Gratuita
Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScVTBEui1qvEwjQzgtvmZNHmo_UC6FwvlsZt
evvANm3AqoyDQ/viewform.
Espetáculo: “A Princesa Dara e o Sapo Que Fala”
Data: 12/08
Horário: 16h
Entrada: Gratuita
Local: Teatro Ciaei (Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 3665 – Jardim Regina, Indaiatuba/SP)
Ingressos: Devem ser retirados 1h antes do espetáculo no Ciaei.
Vídeo teaser do espetáculo