Noite Italiana é tema de concerto da Sinfônica de Indaiatuba – Comando Notícia
CidadesCulturaIndaiatuba

Noite Italiana é tema de concerto da Sinfônica de Indaiatuba

Orquestra Sinfônica de Indaiatuba (OSI) retorna à sala Acrísio de Camargo (Ciaei) para um encontro especial. No dia 23 de agosto, às 20h, acontece o concerto Noite Italiana, que terá regência do maestro italiano convidado, Giovanni Ferrauto, e participação das sopranos Melita Lamicela e Chiara Vyssia Ursino e da mezzosoprano Antonella Arena. A entrada é gratuita, porém haverá distribuição de senhas no teatro uma hora antes do concerto.

A Itália sempre exerceu um papel de destaque na música, lançando compositores e estilos que romperam barreiras e influenciaram não só a Europa, com suas melodias baseadas na voz e no canto, como também se tornaram mundialmente famosas nas vozes de cantores como Pavarotti, Andrea Bocelli e Caruso. Por isso, neste concerto a Sinfônica de Indaiatuba apresenta um programa formado exclusivamente por obras italianas. As peças transitam desde o universo mais clássico da ópera até canções populares. Dentre elas estão a abertura da ópera La Gazza Ladra e o inusitado Dueto dos Gatos de Rossini, as canzonasvui durmiti ancora e Torna a Surriento

O concerto Noite Italiana é uma iniciativa cultural viabilizada pelo Ministério da Cultura, através da Lei Rouanet, com recursos captados por meio de incentivo fiscal. É realizado pela AMOJI (Associação Mantenedora da Orquestra de Indaiatuba), em parceria com a Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, com patrocínio das empresas TuberfilPlastek e John Deere, e tem apoio da MMídia e Atom Lab.

CURRÍCULOS

Giovanni Ferrauto Maestro, pianista e compositor nascido em Catânia (1962), com diplomas em Piano, Composição e Regência Coral. Diretor artístico da Camerata Polifonica Siciliana desde 1989, já dirigiu a Wiener Symphoniker Kammer Verein e solistas como Katia Ricciarelli, É Professor de composição no Conservatório Vincenzo Bellini e consultor de festivais internacionais.

Chiara Vyssia Ursino Soprano italiana de Catânia, solista da Camerata Polifonica Siciliana desde 2002, com atuação em festivais internacionais e produções como Lodi al Creatore e óperas barrocas, protagonizou a estreia da fábula musical Cappuccetto Rosso e integra o ensemble DameInCanto. Formada em Canto Lírico pelo Conservatório A. Corelli, aperfeiçoa-se com o tenor Salvatore Fisichella.

Antonella Arena Mezzosoprano siciliana formada com louvor no Conservatório Tchaikovsky (2020), Integra a Camerata Polifonica Siciliana e o Coro Lirico Siciliano. com vasta carreira internacional incluindo concertos com Andrea Bocelli e festivais na Ásia e Europa, destacou-se em papéis como Mamma Lucia e Mrs. Pinkerton, com mais de 300 apresentações em repertório lírico e sacro.

Melita Lamicela Soprano nascida em Catânia, pianista de formação, especializou-se em canto lírico com Salvatore Fisichella. Solista da Camerata Polifonica Siciliana por 12 anos, com mais de 300 apresentações em repertórios barroco, clássico e contemporâneo, também participou de importantes festivais e estreou diversas obras contemporâneas.

REPERTÓRIO
Abertura da ópera “La Gazza Ladra” de G. Rossini
La Danza de G. Rossini
Duetto dei Gatti de G. Rossini
Southamba de Doron Salomon
Torna a Surriento de G. de Curtis
LB Fantasy de G. Ferrauto (Sobre temas de West Side Story de Leonardo Bernstein)
Bellini Reloaded (descobertas da arqueologia futurista) de Giovanni Ferrauto
Música Proibida de Stanislao Gastaldon
… e vui durmiti ancora de G. Formisano e G. E. Cali

SERVIÇO
Orquestra Sinfônica de Indaiatuba – Noite Italiana
Direção musical:
 maestro Paulo de Paula
Regente convidado: Giovanni Ferrauto

Data: 23/08 (sábado) l Horário: 20h
Local: Sala Acrísio de Camargo (Ciaei) – Endereço: Avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, 3665 – Jardim Regina, Indaiatuba (SP) – MAPA AQUI 
Ingresso: Entrada gratuita com distribuição de senhas na fila a partir das 19h.

Com informações: Samanta de Martino-Armazém da Notícia 

Foto: Daniel Cardoso