Nona edição do Salão de Artes Visuais de Indaiatuba tem inscrições abertas até 6 de novembro
Artistas residentes em Indaiatuba podem enviar obras em cinco diferentes categorias
Estão abertas as inscrições para o 9º Salão de Artes Visuais de Indaiatuba nas categorias Pintura, Escultura, Gravura, Fotografia e Desenho. Os interessados têm até o dia 6 de novembro para preencher formulário disponível no site da Prefeitura. Os trabalhos premiados serão expostos ao público entre os dias 1º a 21 de dezembro. A realização é da Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.
“O Salão de Artes Visuais ganha novas e importantes obras todos os anos, fruto do talento de nossos artistas. Em todas as categorias, temos alcançado um número cada vez maior de participantes, o que é gratificante”, ressalta a secretária municipal de Cultura, Tânia Castanho. “Que todos participem novamente e que possam nos ajudar a construir um Salão cada vez melhor”.
O 9º Salão de Artes Visuais de Indaiatuba adota a classificação internacional de artes visuais para categorização das inscrições e premiação. O conceito de Artes Visuais inclui diversos domínios da criação estética e acolhe todas as expressões artísticas, cujo denominador comum seja o visual, do desenho ao vídeo.
Assim sendo, poderão ser inscritas obras nas seguintes categorias: Pintura (tintas óleo, acrílica, aquarela e outras), Escultura, Gravura, Fotografia, Desenho (desenho livre, história em quadrinhos, caricatura e charge).
Etapas
O Edital compreende as seguintes etapas: inscrição, pré-seleção, seleção, divulgação dos selecionados e cerimônia de premiação. Podem se inscrever pessoas a partir de 15 anos de idade (completos até o término do período de inscrições), residentes em Indaiatuba.
A inscrição deve ser realizada exclusivamente através de formulário eletrônico disponível neste link (www.indaiatuba.sp.gov.br/cultura/concursos/sa lao_de_artes_visuais/), até às 11h59 do dia 6 de novembro. O responsável pela inscrição deverá, obrigatoriamente, ser maior de 18 anos.
No ato da inscrição, o candidato deverá fazer o upload de até três fotografias da obra concorrente. Esse material será utilizado no processo de pré-seleção pela Comissão Julgadora. Além disso, o candidato deverá preencher uma ficha de inscrição completa para cada obra concorrente, sob pena de desclassificação.
Os membros da Comissão de Seleção farão a pré-seleção dos trabalhos inscritos mediante análise das fotografias anexadas à ficha de inscrição. As obras concorrentes consideradas aptas nessa fase deverão ser entregues na sede da Secretaria Municipal de Cultura para a efetivação da inscrição.
O candidato deverá entregar as obras presencialmente entre os dias 14 e 23 de novembro, das 9h às 16h30 (de segunda a sexta-feira, apenas dias úteis), no Centro de Convenções Aydil Pinesi Bonachela, localizado na Rua das Primaveras, 210, Jardim Pompeia.
Cada artista poderá inscrever-se em quantas categorias de Artes Visuais quiser, mas com um limite de até três obras por categoria. Somente serão aceitas obras produzidas a partir de 2021 e não expostas, nem premiadas em qualquer outra mostra ou concurso de artes visuais, nacional ou internacional.
Avaliação
A Comissão de Seleção avaliará os seguintes critérios: originalidade e criatividade; apresentação e proposta de montagem; qualidade técnica e estética; e conceito e adequação ao contexto contemporâneo. Cada critério será avaliado com notas de 0 a 10, que podem ser fracionadas.
Serão premiadas as três melhores obras de cada categoria e poderão ser entregues eventuais menções honrosas, de acordo com a Comissão de Seleção. Para cada uma das modalidades, os prêmios serão de R$ 3.630 para o primeiro lugar, R$ 2.420 para o segundo e R$ 1.210 para o terceiro colocado.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3816-6961 ou pelo e-mail [email protected].
Com informações: Assessoria/PMI
Foto: Fábio Alexandre RIC/PMI