CidadesIndaiatuba

Notícia de casal que imprime currículos causa onda de solidariedade

JOSEANE MIRANDA

A reportagem do Comando Notícia sobre um casal que está imprimido currículos de graça para desempregados gerou grande repercussão nas redes sociais, centenas de comentários e compartilhamentos. Ana Paula Bühl e Adriano Evaristo dos Santos receberam uma Moção de Congratulações na Câmara Municipal na segunda-feira (13).

Ana Paula que teve a ideia de oferecer cinco cópias de currículos preto e branco de graça para pessoas com dificuldades financeiras e desempregados depois de ver sobre o drama de pessoas que não tinha dinheiro para fazer as cópias e também dificuldades para sair de casa todos os dias em busca de uma vaga no mercado de trabalho.

Ana Paula falou ao Comando Notícia sobre a repercussão e mostrou-se bastante “surpresa” e “agradecida” com as pessoas que parabenizaram ela e o marido pela atitude. “Nossa, o Comando Notícia ajudou bastante com a divulgação. A gente está recebendo bastante gente desempregada e também pessoas que estão em busca de um emprego melhor”, afirma. Ela conta que atendeu um senhor que foi à loja apenas para nos parabenizar pela atitude depois de ler a matéria”.

“A gente nem esperava tanta repercussão. Muitas pessoas no Facebook compartilharam e nos elogiaram”, diz Adriano. Ele também agradece por esta oportunidade que a vida deu. Eles dizem que já tinham ajudado algumas pessoas, mas nunca na proporção do que fizeram agora e afirmam que foi muito “gratificante” receber a moção de congratulações. 

A ação de Ana Paula e Adriano criou uma rede de solidariedade. Foram centenas de comentários da reportagem publicada na página do Comando no Facebook. Algumas pessoas elogiaram a atitude do casal, algumas dizendo que fariam questão de comprar na loja. “Teve gente que veio doar folhas de sulfite para as impressões do currículo”, afirma Adriano.

Onda de solidariedade

Lendo a matéria, o estudante universitário que está empregado há cinco anos e trabalha em controle de qualidade, Denis Anselmo Silva, teve a ideia de oferecer ajuda e fazer parte da corrente do bem. Ele se ofereceu para revisar e fazer currículos e já foi procurado por três pessoas.

”Acredito que hoje a carta de apresentação profissional de alguém é o currículo, o mercado está fraco, se você não souber como “se apresentar” para as empresas fica mais complicado ainda, e ainda há muita dúvida sobre como montar um currículo legal, há muitas informações que as pessoas colocam que são desnecessárias, e outras que tenham talvez uma maior importância acabam ficando de lado, portanto me dispus a ajudar”, disse. 

“Analisei e revisei os três currículos, já mandei para elas de volta, espero que tenha ajudado”, fala Silva. As pessoas interessadas podem entrar em contato pelo e-mail: [email protected]. Ele responde de acordo com o tempo disponível uma vez que tem uma rotina puxada de trabalho e estudo.  

Para Denis a palavra também é gratidão. “Sempre quis ajudar as pessoas, mas não tenho o suficiente para isso. Achei que essa forma de ajudar dentro de minha própria casa seria legal. É a primeira vez que faço esse tipo de ação. Não sou um “expert” no assunto, mas eu mesmo tive ajuda de um especialista em análise e revisão de currículos, e resolvi passar esse aprendizado para frente e ajudar os outros também pois para mim foi bastante útil”, expõe.

foto: arquivo/Comando Notícia