CidadesIndaiatuba

Nova agência do INSS de Indaiatuba está sem sistema desde a inauguração

HUGO ANTONELI JUNIOR

Novas cadeiras, novos computadores e novo endereço. Só falta o sistema. A nova agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) de Indaiatuba (SP) está sem poder fazer alguns atendimentos por falta do sistema. O Comando Notícia conversou com alguns usuários que confirmaram a informação. Via assessoria de imprensa, o INSS confirmou a informação e disse que tudo deve se normalizar até a semana que vem. Enquanto isso o usuário continua esperando, inclusive os que precisam de perícia médica.

“Meu marido precisa voltar a fazer perícia no máximo até o dia 31, se não ele perde o benefício, mas não estamos conseguindo marcar”, relata uma moradora. “Nem mesmo pelo telefone 135 estamos conseguindo falar”, reforça. “Fui lá hoje”, disse outra pessoa que procurou a reportagem. “Tinha muitas pessoas de idade e outras doentes que estavam com perícia marcada e foram embora sem atendimento”, relata.

Em nota, o INSS informou que “a estimativa é de que, até a próxima semana, a operadora de telefonia conclua a instalação da rede de dados na Agência Indaiatuba. No entanto, é importante esclarecer que a maioria dos atendimentos já vem sendo realizada na agência, com a recepção e a digitalização de documentos dos segurados. Posteriormente, essa documentação, já digitalizada, é inserida no sistema em outra unidade do INSS.”

O instituto ainda disse que “a única exceção são os atendimentos de perícia médica, que dependem dos sistemas pois a análise precisa ser feita de forma presencial. As vagas de perícia médica estarão disponíveis na agência assim que a rede de dados estiver instalada. Reiteramos ainda que a maioria dos serviços do INSS podem ser realizados pelo site ou pelo telefone 135, sem necessidade de se deslocar a uma agência.”

foto: Hugo Antoneli Junior/Comando Notícia