CidadesCulturaIndaiatuba

Nova edição do Abriu para o Jazz conta com três shows gratuitos na Sala Acrísio de Camargo

Abertura terá estreia da Big Band de Indaiatuba, que recebe convidados especiais no palco do Ciaei

Com três shows na Sala Acrísio de Camargo, no Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba (Ciaei), o projeto Abriu para o Jazz está de volta nos dias 15 de 16 de setembro. Na abertura, destaque para a estreia da Big Band de Indaiatuba, formada por músicos profissionais e que receberá diversos convidados. No segundo dia, dois shows: Diego Garbin Septeto e Eloá Gonçalves Quinteto. A entrada é franca e os ingressos serão disponibilizados na bilheteria do Ciaei, uma hora antes das apresentações.

Fazendo sua estreia, a Big Band de Indaiatuba terá como convidados Sônia Di Morais, Débora Alvarenga, Amanda Wohl, Cezar Girardi e Tavinho Rezende. O projeto surge com o objetivo de expandir o trabalho artístico já realizado na cidade, valorizando estilos importantes abordados em projetos pedagógicos como o Núcleo Musical Nabor Pires Camargo e as oficinas culturais.

No dia 16, quem abre a programação é Diego Garbin Septeto, formado por Diego Garbin (trompete e flugelhorn), Dô de Carvalho (saxofone tenor e flauta), Ketilyn Benvenuto (saxofone alto), Fábio Oliva (trombone), Beto Corrêa (piano), Felipe Brisola (contrabaixo) e Cleber Almeida (bateria).

Diego é formado em trompete pelo Conservatório Musical Dr. Carlos de Campos, de Tatuí, e atualmente é professor e coordenador da Big Band na mesma instituição. Tem se destacado na cena instrumental brasileira como solista e improvisador.

Participou da gravação de álbuns de Hermeto Pascoal e Big Band, Paulo Almeida Quinteto, André Marques Sexteto, Cleber Almeida Septeto e Fábio Gouvea Deceto. Com seu grupo, Diego prepara o lançamento do EP Raízes, que conta com a participação de Nailor Proveta e Michael Pipoquinha.

A proposta é explorar e pesquisar ritmos brasileiros como o Samba, Baião, Ijexá, Afro, Maracatu, entre outros. O objetivo é trazer essa linguagem para o grupo através de arranjos feitos pelo trompetista especialmente para essa formação, com bastante abertura à improvisação.

Quinteto

A pianista e compositora Eloá Gonçalves apresenta o show de seu mais recente álbum, Sobre o que Move as Coisas, lançado em abril deste ano pelo selo austríaco Alessa Records. 

Junto de Iury Batista (baixo acústico), Paulinho Vicente (bateria), Tati Parra (voz) e Daniel Alcântara (flugelhorn), o repertório – inteiramente autoral – transita entre o jazz, elementos da música brasileira e erudita, bem como da sonoridade ECM e do jazz modal.

Mestre em piano jazz pela University of Music and Performing Arts Graz (Áustria) e residente na Europa entre 2018 e 2022, Eloá tem se apresentado regularmente na Europa em festivais e clubes de jazz como Unterfahrt (Alemanha), Jazz Dock Praga (República Tcheca), Tubes (Graz, Áustria), Jazzwerkstatt Graz Festival, Warsaw Jazz Festival (Polônia), Kranj Jazz Camp (Eslovênia), Jazzkeller Frankfurt (Alemanha), Austrian Soundcheck Festival (Áustria), Steyr Jazz Festival (Áustria), Malinska Jazz Festival (Croácia), entre outros. No Brasil, tem se apresentado em festivais e espaços como o SESC Avenida Paulista, em São Paulo.

Seu primeiro álbum liderando seu trio é intitulado Casa e foi lançado em 2020 também pelo selo austríaco Alessa Records, conquistando elogios da crítica especializada em revistas como Downbeat (EUA), Concerto (Áustria), Kulturní Magazín (República Tcheca), Jazz’ Halo (Bélgica) e rádio ORF (Viena, Áustria).

PROGRAMAÇÃO

15 de setembro
20h – Big Band de Indaiatuba
Participações de Sônia Di Morais, Débora Alvarenga, Amanda Wohl, Cezar Girardi e Tavinho Rezende

16 de setembro
20h – Diego Garbin Septeto
21h – Eloá Gonçalves Quinteto

Foto: Divulgação