CidadesCulturaIndaiatuba

Nova edição do Abriu para o Jazz reúne quatro shows com entrada franca no Bosque do Casarão

Kunstuniversität Graz, Eloa Goncalves

Viktor de Lima, Gil Foschiani Group, Até Jazz Quarteto e Eloá Gonçalves Trio estão entre as atrações

Entre os dias 27 a 29 de abril, o Abriu para o Jazz volta ao Bosque do Casarão Pau Preto com quatro shows gratuitos com Viktor de Lima, Gil Foschiani Group, Até Jazz Quarteto e Eloá Gonçalves Trio. O projeto foi criado com o intuito de fomentar o gênero musical e levá-lo para diversos pontos da cidade. A realização é da Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

“O Abriu para o Jazz foi criado com a proposta de abrir as portas do gênero musical para os mais diversos pontos de Indaiatuba. Temos músicos de excelente qualidade em nossa cidade e queremos promover esta interação com outros grupos da região, criando um novo público e estimulando aqueles que já são fãs do jazz”, destaca a secretária municipal de Cultura, Tânia Castanho.  “Além disso, o Abriu para o Jazz será uma abertura de excelência para o 31º Maio Musical”.

Com o show Emepê: Jazz e Música Brasileira, o grupo Viktor de Lima Convida abre esta edição do Abriu para o Jazz. Em seu contrabaixo, o Indaiatubano Viktor de Lima convida ao palco o cantor e violonista Rodrigo Duarte, o pianista Tomaz Vital e o baterista Gerson Lima Filho.

O repertório contempla standards famosos nas vozes de Frank Sinatra e Chet Baker – em comemoração ao Dia Internacional do Jazz -, bem como canções brasileiras de grandes compositores como Milton Nascimento, Djavan e Toninho Horta.

No dia 28, é a vez de Gil Foschiani Group com o show Jazz para Todos. No repertório, clássicos do gênero conhecidos mundialmente, mesmo para aqueles que não sejam tão familiarizados no universo do jazz. Além de Gil Foschiani na guitarra, o grupo conta com Bruno Presto na bateria e Vitor Wolf no baixo.

No repertório, clássicos do jazz de Antonio Carlos Jobim, Paul Desmond, Herbie Hancock, Daniel Kajmakoski, Hoagy Carmichael e Stuart Gorrell, Lee Mack Ritenour, entre outros.

Quarteto

Atração também no dia 28, o Até Jazz tem como objetivo difundir a boa música e torná-la acessível ao público com um show divertido e descontraído. O grupo busca disseminar o jazz, funk, blues e a nossa boa Música Brasileira de forma leve e descontraída.

Em sua formação, traz os experientes músicos Eduardo Freire (trompete), Mari Cecconello (voz e kazoo), Eduardo Gobi (piano) e João Paulo Simão (percubo e bateria compacta). Cada integrante contribui com suas diversas experiências e influências musicais, que somadas ao grupo formam um som original, autêntico e inusitado.   

Encerrando a programação, no dia 29, é a vez de Eloá Gonçalves Trio. Em colaboração com Paulinho Vicente (bateria) e Iury Batista (baixo acústico), o trio liderado pela pianista e compositora Eloá Gonçalves apresenta uma mescla de sonoridades que caminha entre a liberdade do jazz, algumas referências na música erudita e na música brasileira.

Mestre em Jazz Piano pela Universität für Musik und darstellende Kunst Graz (Áustria), e Bacharel e Mestre em Música Popular pela Unicamp, Eloá trabalha no segundo álbum do trio, gravado em junho de 2022 em Hagenberg (Áustria), com participações da violoncelista e cantora francesa Mathilde Vendramin e do trompetista alemão Jakob Helling.

Casa, o primeiro álbum do trio, lançado em 2020 pela gravadora austríaca Alessa Records, é composto de um repertório autoral que mescla a liberdade do jazz e referências na música brasileira e erudita.

Mencionado pela crítica especializada em revistas como Downbeat (EUA) e Concerto (Áustria), o álbum tem sido apresentado em festivais e clubes de jazz em países como Áustria, Alemanha e República Tcheca. No Brasil, o trio esteve no Savassi Festival.

Abriu para o Jazz – PROGRAMAÇÃO

27 de abril, às 20 horas
Viktor de Lima Convida

28 de abril, às 20 horas
Gil Foschiani Group

28 de abril, às 21 horas
Até Jazz Quarteto

29 de abril, às 20 horas
Eloá Gonçalves Trio

Local: Bosque do Casarão Pau Preto
Endereço: Rua Pedro Gonçalves, 477 – Centro
Entrada franca

Foto: Helmut Lunghammer