Indaiatuba

Novembro Azul: alerta sobre a importância da conscientização do câncer de próstata

Dados do Instituto Nacional de Câncer revelam que o câncer de próstata no Brasil é o segundo mais comum entre os homens. Em valores absolutos e considerando ambos os sexos, é o segundo tipo mais comum. O mês de novembro serve como uma maneira de reforçar a importância da da prevenção.

A detecção precoce do câncer é uma estratégia para encontrar o tumor em fase inicial e, assim, possibilitar melhor chance de tratamento.

A detecção pode ser feita por meio da investigação, com exames clínicos, laboratoriais ou radiológicos, de pessoas com sinais e sintomas  ou com o uso de exames periódicos em pessoas sem sinais ou sintomas (rastreamento), mas pertencentes a grupos com maior chance de ter a doença.

Fatores de risco:

  • A idade é um fator de risco importante, uma vez que tanto a incidência quanto a mortalidade aumentam significativamente após os 50 anos.
  • Pai ou irmão com câncer de próstata antes dos 60 anos, podendo refletir tanto fatores genéticos quanto hábitos alimentares ou estilo de vida de risco de algumas famílias.
  • Excesso de gordura corporal aumenta o risco de câncer de próstata avançado.

Diagnóstico precoce

O diagnóstico precoce desse tipo de câncer possibilita melhores resultados no tratamento e deve ser buscado com a investigação de sinais e sintomas como:

  • Dificuldade de urinar
  • Diminuição do jato de urina
  • Necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite
  • Sangue na urina

O Centro de Oncologia de Campinas (COC) atenderá gratuitamente, no dia 21 de novembro, até 500 homens que queiram passar por avaliações e exames que garantam o diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Intitulada como “Sábado Sem Câncer”, a campanha integra as ações do Novembro Azul, campanha de prevenção e conscientização a doenças masculinas, com ênfase no câncer de próstata.

Segundo o Centro, todo o atendimento, incluindo exames, caso necessários, serão gratuitos. No entanto, o paciente poderá levar 1 kg de alimento não perecível, que serão arrecadados e doados a uma instituição de caridade de Campinas.

A ação ocorrerá das 8h às 17h, ou até se esgotarem as 500 senhas. Não haverá agendamento prévio. Todos os participantes devem receber o resultado dos exames em um prazo de dez dias.

“Campanha Sábado sem Câncer – Quem procura…Se cura” acontece em Campinas 

  • Quando: dia 21/11, das 8h às 17h;
  • Quanto: O atendimento é gratuito. Os parceiros sugerem a doação de 1kg de alimento não perecível para ser doado a instituições de Campinas;
  • Vagas: 500 homens. Não é necessária inscrição prévia;
  • Onde: Centro de Oncologia Campinas – Rua Alberto de Salvo, 311, Barão Geraldo, Campinas.

 

 

 

Foto: divulgação.