do G1
A Ford aproveitou a Campus Party 2018 para mostrar um aplicativo que mostra postos de combustível e locais para estacionamento mais próximos do motorista. Além da distância a que o motorista está desses locais, é possível descobrir qual deles oferece os menores preços.
O lançamento do FordPass, para Android (Google) e iOS (Apple), só será em março. Desde antes de seu nascimento oficial, o aplicativo já é usado pela Ford com dois propósitos:
- enturmar a empresa para lá de centenária com a molecada do evento e;
- tornar o motorista fiel aos sistemas conectados da companhia, evitando que ele recorra às plataformas interativas concorrentes, como as de Apple e Google.
Para impressionar a garotada, a Ford ainda levou um Mustang 5.0 GT, modelo que a empresa começou a importar neste ano para o Brasil. Apesar de ser o sonho de consumo de muito marmanjo, o carro laranja fala menos a língua dos jovens conectados que frequentam o maior evento de tecnologia da América Latina. O aplicativo vai mais nessa linha. A Ford sabe disso e tem grandes planos para ele.
Segundo a empresa, houve uma pesquisa sobre as principais preocupações de quem se senta atrás do volante. A partir delas, criou o aplicativo. Por isso, o FordPass é capaz de:
- mostrar postos de gasolinas mais próximos e listar aqueles que oferecem os menores preços;
- listar estacionamentos por perto e ordená-los por preço;
- avisar quando o carro deve passar por uma revisão e já permitir agendar horário com uma empresa autorizada;
- encontrar serviços de manutenção 24 horas por dia;
- notificar o motorista de campanhas importantes da montadora, como recalls, e qual a local ele pode ir para trocar a peça defeituosa;
- exibir de restaurantes a eventos culturais que estejam ocorrendo nos arredores.
Isso porque o FordPass é o modo que a empresa encontrou de colocar na palma da mão dos motoristas de seus veículos as informações reunidas pelo Sync, seu sistema multimídia.
O Sync permite que outros aplicativos se conectem diretamente com o carro, mas a lista é reduzida e inclui, por exemplo, o serviço de streaming de música Spotify.