campinasCidadeCidadesIndaiatuba

Novo concurso do IBGE abre 1.894 vagas para Censo Demográfico 2022 na região de Campinas; Indaiatuba tem 161 vagas

Oportunidades são para cargo de recenseador e a remuneração vai variar de acordo com a produtividade, podendo ultrapassar R$ 3 mil.

 

Interessados em trabalhar no Censo Demográfico 2022 na região de Campinas (SP) podem tentar vaga no novo concurso do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para recenseadores, anunciado nesta quinta-feira (9). São 1.894 vagas ao todo para 31 cidades – veja a lista completa abaixo.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pela internet até o dia 15 de junho. Em todo o Brasil são oferecidas 48.535 vagas.

Águas de Lindóia 12
Americana 133
Amparo 42
Artur Nogueira 30
Campinas 706
Espírito Santo do Pinhal 24
Estiva Gerbi 7
Holambra 10
Hortolândia 89
Indaiatuba 161
Itapira 39
Jaguariúna 24
Lindóia 3
Louveira 30
Mogi Guaçu 79
Mogi Mirim 56
Monte Alegre do Sul 2
Monte Mor 26
Morungaba 9
Paulínia 25
Pedra Bela 1
Pedreira 36
Pinhalzinho 1
Santo Antônio de Posse 18
Santo Antônio do Jardim 1
Serra Negra 13
Socorro 16
Sumaré 166
Tuiuti 5
Valinhos 79
Vinhedo 51
TOTAL 1 894

 

Trata-se de um Processo Seletivo Simplificado Complementar ao edital anterior, lançado em dezembro de 2021. A remuneração oferecida para os aprovados vai variar de acordo com a produtividade e as horas trabalhadas – a partir de 25 horas semanais.

“A remuneração do Recenseador será por produção, calculada por setor censitário, conforme taxa fixada e de conhecimento prévio pelo Recenseador, de unidades recenseadas (domicílios urbanos e/ou rurais), tipo de questionário (básico ou amostra), pessoas recenseadas e registro no controle da coleta de dados”, diz o edital.

25 a 50 horas por semana

Os novos funcionários também precisam participar do treinamento oferecido pelo IBGE. A previsão de duração do contrato é de até três meses, podendo ser prorrogado.

 

Cargo para nível fundamental

Confira abaixo os pré-requisitos para os interessados em trabalhar como recenseador:

  • Ter ao menos ensino fundamental completo.
  • Capacidade auditiva e de comunicação verbal para realizar entrevistas e coletar dados fazendo uso de dispositivo móvel de coleta.
  • Ter acuidade visual para leitura e preenchimento dos questionários e formulários impressos e/ou em meio eletrônico.
  • Ter acuidade visual para interpretar mapas e croquis de setores censitários e identificar no campo os pontos que constituem os limites dos setores.
  • Capacidade de locomoção para execução de trabalhos de campo, nas zonas urbana e rural, em áreas de terreno íngreme, localidades de difícil acesso e áreas de ocupação irregular, bem como para acesso em prédios e residências com escadarias e sem rampas de acesso ou elevadores, caminhos e estradas não pavimentadas.
  • Capacidade motora para manusear o dispositivo móvel de coleta durante a realização de entrevista, que pode ocorrer em condições precárias e preencher os questionários e formulários, registrando números, palavras e marcas, com a precisão exigida pelo dispositivo móvel de coleta; agilidade para cumprir as tarefas determinadas, nos prazos exigidos, em conformidade com o cronograma da operação censitária e de acordo com o padrão de qualidade requerido.

 

 

 

 

 

 Fonte: IBGE