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O fim do fiador e a democratização do aluguel no Brasil

Quando chega a hora de procurar um novo lar, seis em cada dez brasileiros têm buscado a locação, em vez da compra. Esse dado não surpreende se levarmos em conta as variações da economia no Brasil, a alta de juros e as dificuldades de crédito. As novas regras para financiamento de imóveis pela Caixa Econômica Federal, por exemplo, além de impactarem a oferta de crédito imobiliário no Brasil, geraram apreensão na construção civil. 

Essa tendência resiste, mesmo que o preço médio do aluguel residencial tenha apresentado um aumento de 0,96% em janeiro de 2025, conforme indicou o Índice FipeZap de Locação Residencial – alta seis vezes maior que o índice de inflação oficial (IBGE) de 0,16%. Já sobre locação comercial, o Índice FipeZAP apontou que o Brasil teve um aumento expressivo em 2024, com os alugueis registrando uma alta de 7,88%, o maior índice desde 2013. 

Acredito que o aquecimento do setor de locação imobiliária poderia ser ainda mais pronunciado se questões como a dificuldade de garantia locatícia, relacionada com a situação financeira do inquilino e a falta de fiador, não impactassem grande parte da população. 

Nesse sentido, a tecnologia tem sido aliada de imobiliárias que pretendem crescer nesse mercado e resolver esse tipo de entrave que envolve donos de imóveis e candidatos a inquilinos. Soluções disruptivas nos segmentos de garantia locatícia e seguro residencial, que dispensam a necessidade de fiador ou depósito caução, passaram a viabilizar a locação de imóveis para muitos brasileiros que já tinham desistido desse sonho. 

Sistemas digitais inteligentes de checagem de crédito realizam esse trabalho em menos de três minutos, conciliando a análise do perfil do inquilino em mais de 18 fontes de dados, como SPC, Serasa e Receita Federal. O “motor de crédito” facilita a vida de proprietários de imóveis e imobiliárias, gerando mais confiança, desburocratizando e simplificando o fechamento de negócios. O passo além é quando a tecnologia é aliada a um atendimento humanizado e personalizado, que dialoga com o inquilino, informando ao cliente o entrave no crédito não aprovado, sugerindo soluções para que uma avaliação negativa não seja o ponto final do processo de locação. 

Trata-se de um processo disruptivo de evolução da garantia locatícia, que se mostra eficiente em seu propósito: ampliar o alcance do aluguel para mais pessoas de forma segura e transparente para todas as partes envolvidas, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico do país. 

Com informações: Fabiana Félix