CidadesIndaiatuba

Obras complementares do novo elevado do Jardim Tancredo Neves entram na reta final

Secretaria de Obras trabalha no recapeamento do trecho de interligação das Marginais

As obras completares do elevado “Agostinho de Mello Gonçalves”, construído na Marginal Esquerda da avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, estão em processo de finalização. Nesta semana, a equipe da Secretaria de Obras e Vias Públicas intensificou os trabalhos no local, e executa o recapeamento do trecho de interligação da rua Soldado João Carlos de Oliveira Jr. e avenida Manoel Ruz Peres. O Departamento de Trânsito finalizará a sinalização viária, na sequência. A previsão é de que os serviços estejam finalizados na próxima semana.

A pista do novo elevado da Marginal Esquerda foi liberada para o tráfego de veículos em dezembro do ano passado, mas o projeto ainda incluía reformulações no entorno para a interligação das alças de acesso e demais adequações de trânsito.  As obras complementam o projeto de mobilidade urbana iniciado em 2018 com a entrega do elevado “Sinézio Matini”, na Marginal Direita. O objetivo é dar mais fluidez ao trânsito da região.

Com o novo projeto de trânsito implantado na região do Jardim Tancredo Neves, os condutores de veículos que estão na Marginal Esquerda, sentido bairro-centro, seguem direto pelo elevado se quiserem permanecer na via. Já os condutores que pretendem acessar a avenida Manoel Ruz Peres ou a Marginal Direita, terão que utilizar a alça de retorno, à esquerda, na saída do elevado. Paralelo ao elevado, à direita, a via termina no acesso à rua Sérgio dos Santos Pereira, de onde é possível retornar para a João Carlos de Oliveira Jr. ou seguir para os bairros da região.

Para quem está na rua Soldado João, sentido avenida Manoel Ruz Peres, a passagem é livre no cruzamento com a Marginal Esquerda da avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, passando por baixo do elevado.   

O acesso ao Jardim João Pioli e Jardim Hubert pela Manoel Ruz Peres, passando por baixo do Elevado da Marginal Direita, continua ordenado por semáforo, mas o tempo de espera foi reconfigurado para dar mais fluidez ao trânsito. Nesse ponto, não é mais possível o acesso direto à Marginal Direita, sendo necessário fazer o retorno depois do posto de combustível, virar à direita na rua José Garcia Oliveira, e à direita na rua Américo Soster.

Os condutores de veículos que vêm da região do João Pioli pela Manoel Ruz Peres e querem acessar a Marginal Direita, sentido Jardim Morada do Sol, continuarão com acesso livre à direita. Quem pretende acessar a Marginal Esquerda no sentido bairro-centro, também terá passagem livre por baixo do elevado da Marginal Direita e seguirá pela faixa da direita no acesso à alça de retorno. Se o objetivo for acessar à rua Soldado João Carlos de Oliveira Jr., basta seguir em frente.

Em janeiro deste ano, o Departamento de Trânsito também implantou sentido único na rua Edmílton Marconi, no Jardim Tancredo Neves, até a rua José Carlos Wolf. A mudança integrou o novo projeto viário implantado no entorno do elevado construído no bairro.

Obra

A construção do novo elevado na altura do Jardim Tancredo Neves recebeu investimentos aproximados de R$ 7,5 milhões, com recursos próprios. O objetivo foi melhorar a fluidez do trânsito em um dos principais cruzamentos da cidade.

O trecho recebe todo o volume de veículos que vem da zona sul e segue pela Marginal Esquerda do Parque, no sentido da região norte da cidade, e também os veículos que estão cruzando o Parque Ecológico para acessar a avenida Manoel Ruz Peres, na direção das regiões do João Pioli, Parque Campo Bonito ou do Jardim Morada do Sol.

No projeto da Secretaria de Obras e Vias Públicas a rampa inicial do elevado tem 97,40 metros, com vigas de concreto protendido de vão livre de 37 metros, rampa de saída de 91 metros e a largura da pista de 11,10 metros, o que resulta em 4.300m² de pavimentação asfáltica.

A obra também inclui a execução de serviços de drenagem de águas pluviais, construção de 220 metros de guia se sarjetas e 681m² de calçadas, além do recapeamento de vias no entorno, interligação de ciclovias, sinalização vertical e instalação de nova iluminação.

O prefeito Nilson Gaspar reforçou que a maior fluidez no trânsito neste trecho do Parque Ecológico já foi sentida desde a abertura do elevado, em dezembro de 2023. “Esse cruzamento era um ponto crítico no trânsito dessa região da cidade e o projeto do elevado veio acabar com o problema de congestionamento que havia aqui nos horários de pico, trazendo mais segurança e mais fluidez ao trânsito aqui de Indaiatuba”, resumiu.

Com informações: Assessoria/PMI

Foto: RIC PMI