CidadesCulturaIndaiatuba

Oficina de escrita criativa contempla 30 jovens na cidade de Indaiatuba de 22 a 24/04

 Indaiatuba/SP; Expressar sentimentos, posicionamentos e preferências exige estímulo e é esse o objetivo do Projeto Letra Jovem, que oferece oficinas de escrita criativa para jovens entre 13 e 18 anos, e chega à cidade de Indaiatuba neste mês de abril. O projeto contemplará cerca de 30 jovens e acontecerá na Escola Estadual Profª. Annunziatta Leonilda Virginelli Prado. As oficinas serão realizadas nos dias 22, 23 e 24/04, das 10 às 12 horas e das 13 às 15 horas.

Ao longo dos encontros, os jovens serão estimulados a produzir textos sobre temas diversos, com base em atividades específicas que serão propostas pelas arte-educadoras. A escrita será facilitada por meio de ferramentas que despertem a criatividade e trazem conexão ao tema proposto, sustentabilidade, meio ambiente e identidade. Os cinco sentidos, tato, olfato, visão, audição e paladar serão provocados para darem passagem à fluidez de pensamento, como explica Kora Prince, arte-educadora. “Esses exercícios nos permitem viajar para longe, passeando pelas nossas emoções e memórias. E é justamente essa conexão que inspira e alimenta a criatividade”, diz Kora.

A palavra criatividade deriva do latim cerare e está relacionada à produção ou inovação de algo. Ser criativo, portanto, é encontrar soluções diferentes para situações do dia a dia. As oficinas buscam oferecer elementos aos alunos, para que possam despertar o processo criativo por meio da experimentação e, claro, da crítica, incentivada pelas provocações acerca dos temas propostos. “Incentivar projetos que fortaleçam a educação reforça o compromisso da Plastek do Brasil em contribuir para o desenvolvimento de crianças e adolescentes. A escrita e a leitura oferecem um horizonte amplo de histórias, reflexões e aprendizados. Estamos muito felizes com esta parceria”, afirma Livia R Bibian Santo, Gerente de Recursos Humanos da Plastek do Brasil.   

Ao final do projeto, os textos serão revistados e transformados num livro, que será impresso e distribuído gratuitamente aos participantes e ao público no evento final, quando eles também receberão os certificados de participação. “É muito importante que os jovens saiam das oficinas com um resultado prático, que possa ser compartilhado com as demais pessoas. Escrever um livro é motivo de orgulho”, conclui Kora.

O Projeto Letra Jovem é realizado pelo Instituto Ideia Coletiva, via Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo, ProAC ICMS, patrocinado pela Plastek. Em edições anteriores, o projeto percorreu as cidades de Campinas, Indaiatuba, Porto Ferreira e Salto, beneficiando cerca de 120 jovens com o estímulo à criatividade para a produção de textos.

Serviço:

 

Oficina de escrita criativa contempla 30 jovens na cidade de Indaiatuba

 

Programação:

 

Data: de 22 a 24/04

Horário: das 10 às 12 horas e das 13 às 15 horas

Local: E.E. Profª. Annunziatta Leonilda Virginelli Prado – Rua Orlando Barnabé, 377 – Jardim Morada do Sol – Indaiatuba/SP 

Com informações: De Carolina Cerqueira – Fábrica de Histórias

Foto:Luca D’Alessandro