Oficinas de Cultura prosseguem com aulas online – Comando Notícia
CidadesCulturaIndaiatuba

Oficinas de Cultura prosseguem com aulas online

Oficina violão (eliandro figueira)

No intuito de manter o atendimento no período de suspensão das atividades presenciais das Oficinas Socioculturais, em virtude das ações de combate à pandemia de Covid-19, a Secretaria Municipal de Cultura lança seu Plano de Trabalho para Ensino a Distância (EAD). Atualmente, são atendidos mais de três mil alunos em diversas faixas etárias em 13 modalidades. As aulas tiveram início no último dia 27 de abril.

  • Museu da água

Antes da pandemia, as oficinas socioculturais atendiam mais de três mil munícipes em diversas faixas etárias – de crianças a partir de 5 anos a adultos com mais de 60 anos – em cinco equipamentos públicos: Centro Cultural Wanderley Peres (região central), Centro Cultural Hermenegildo Pinto (Jardim Morada do Sol), CEU-Centro de Artes e Esportes Unificado (Jardim São Conrado), CRAS III (Parque Corolla), CRAS VI (Parque Campo Bonito) e Espaço Bem Viver (Jardim Adriana).

No total, são oferecidas 13 modalidades, nos segmentos de Artes da Cena (Teatro), Artes Visuais (Artes para Crianças, Arte Criativa, Desenho Artístico e Grafite), Dança (Ballet, Dança de Salão, Danças Urbanas e Jazz) e Música (Coral, Piano, Viola Caipira e Violão Popular).

“A vivência artística voltada para o social mostra-se uma ferramenta eficiente e eficaz para o desenvolvimento humano”, ressalta a secretária de Cultura, Tânia Castanho. “É de suma importância nesse momento de enfrentamento à pandemia, por meio da manutenção das atividades das oficinas, oferecer aos munícipes através desta vivência, a ocupação físico-motor, intelectual, afetivo-emocional e social, visando o bem-estar e minimizando possíveis perdas de desenvolvimento pela impossibilidade do ensino presencial”, completa. 

Metodologia

A Secretaria Municipal de Cultura irá disponibilizar para os alunos regularmente matriculados em suas oficinas culturais o conteúdo de suas disciplinas, que será disponibilizado no formato online e impresso. O material impresso será entregue em horários e dias específicos nos equipamentos da Secretaria de Cultura conforme informado aos alunos por telefone.

“Entramos em contato com todos os alunos, por telefone, informando as novas diretrizes para a realização das oficinas culturais no período de confinamento”, informa Tânia. “Será disponibilizada uma apostila quinzenal com conteúdo pedagógico da oficina em que o aluno está matriculado, assim como atividades a serem realizadas e submetidas para posterior correção do professor”.

O contato foi realizado por meio do telefone cadastrado junto à oficina que o aluno frequenta. Se o número estiver desatualizado e o aluno não recebeu a ligação, deve entrar em contato pelo telefone (19) 3875-6144. Além da apostila, será disponibilizado material complementar em vídeos que serão veiculados no site do Cultura Online, em www.indaiatuba.sp.gov.br/cultura-online/.

As propostas elaboradas, bem como seus mecanismos de implantação e funcionamento, estarão vigentes enquanto as determinações e orientações das autoridades competentes para enfrentamento da pandemia estiverem ativas.

foto: arquivo