CidadesNacionalsaúde

OMS declara fim da emergência da pandemia de Covid-19 após três anos

People wait in a queue outside University College London Hospital vaccination centre to receive their the Covid-19 vaccine or booster in London on December 17, 2021, as the booster rollout accelerates in England. - Britain yesterday recorded a second consecutive record daily number of new Covid infections at more than 88,000 but the government has so far stopped short of formal limits on socialising as it awaits further evidence of the severity and impact of the new Omicron variant. (Photo by Tolga Akmen / AFP)

A Organização Mundial da Saúde (OMS), declarou nesta sexta-feira, 5, o fim da emergência internacional pela pandemia de Covid-19, após três anos e um pouco mais de três meses. Eles levaram em consideração a notável redução de casos graves e de mortes a nível global. A decisão foi anunciada pelo diretor-geral, Tedros Adhanom Ghebreyesus, um dia depois de o comitê de emergência da organização se reunir para analisar a situação atual da pandemia, que em mais de três anos afetou ao menos 765 milhões de pessoas e causou a morte de cerca de 20 milhões.

A emergência internacional da pandemia de Covid-19 foi declara desde 30 de janeiro de 2020. Desde o início de 2023, o número de casos notificados de covid e mortes vem caindo globalmente: na última semana de abril, a OMS confirmou 630 mil casos em todo o mundo e 3.500 mortes, e em janeiro havia mais de 1,3 milhão de casos positivos e 14 mil mortes, em parte devido a uma onda de contágios na China.

Com informações: Jovem Pan 

Foto: Tolga Akmen/AFP