Uma onça-parda foi flagrada na ciclovia do Parque do Mirim, em Indaiatuba (SP), que está fechado para o público por conta da pandemia do novo coronavírus. Um vídeo mostra o animal circulando tranquilamente e descansando no local na noite da última quarta-feira (8). As imagens foram divulgadas nesta sexta (10).
O animal é adulto e foi flagrado pelas câmeras de segurança do parque, administrado pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) da cidade. Segundo a entidade, sem receber visitantes desde 19 de março, a área fica mais propensa à aproximação de animais, pois se trata de um espaço de proteção ambiental.
A onça-parda também é conhecida no Brasil como suçuarana. De acordo com a Associação Mata Ciliar, ela é o segundo maior felídeo das Américas e vive, em média, entre 7,5 e 9 anos de idade. É um bicho solitário e é pouco provável que ataque humanos. A associação orienta que a onça permaneça solta.
“A onça-parda é muito importante para o equilíbrio da cadeia ecológica, por isso, o Saee salienta a importância do respeito ao meio ambiente e pede que o animal seja protegido, evitando-se aproximação.”, diz a nota do órgão que administra o parque.
foto e vídeo: divulgação.