CidadesNacional

Onda de calor provoca aumento na demanda por reparos em ar-condicionados

Repairman doing air conditioner servise

A onda de calor que atingiu o Brasil entre o final de agosto e o início de setembro acelerou a busca por profissionais especializados em reparos de aparelhos de ar-condicionado. Segundo dados do GetNinjas, maior aplicativo para contratação de profissionais de serviços do Brasil, a procura por essa categoria de especialistas cresceu 48,2% na primeira semana de setembro, período em que as temperaturas atingiram patamares altíssimos para esta época do ano, no comparativo com a última semana de agosto.

O aumento na demanda por técnicos em refrigeração em setembro seguiu uma tendência que já vinha ocorrendo em agosto, quando houve uma alta de 14,7% no comparativo com o mês anterior. No acumulado trimestral, o aumento foi de 34% na comparação entre o segundo trimestre de 2024 e o mesmo período do ano passado.

“Um aparelho de ar-condicionado é diferente de outros eletrodomésticos, que têm seu processo de instalação rápido, prático e relativamente intuitivo, podendo ser realizado por pessoas sem muito conhecimento com uma leitura atenta do manual de instruções”, explica Marília Dolce, diretora de operações do GetNinjas. “Um ar-condicionado exige a atuação de um profissional em praticamente todos os processos: instalação, limpeza, manutenções preventivas e corretivas.”

Dicas de manutenção e limpeza de ar-condicionados

Segundo especialistas, um aparelho de ar-condicionado split, que atualmente é o modelo mais vendido no Brasil, tem uma divisão bastante clara entre a evaporadora, que fica na parte interna da casa ou apartamento, e tem a função de lançar o ar frio para dentro do ambiente, e a condensadora, que fica na parte externa e realiza o processo de refrigeração. As duas unidades devem ser separadas por uma distância mínima de, com apenas cinco metros de desnível. As unidades precisam estar ligadas por uma tubulação que deve ser instalada por um profissional e precisará ter no mínimo um metro e no máximo 15, com um desnível máximo de cinco metros.

Para limpeza, alguns aparelhos, mais modernos, costumam ter uma função conhecida como Auto Cleaning (limpeza automática, em tradução livre) que coloca o ar-condicionado em modo de higienização periódica para eliminação de sinais de mofo ou bactérias que podem se proliferar. Porém, ainda assim são necessárias realizações de limpezas regulares, que devem ser feitas por profissionais, para que o aparelho possa funcionar de maneira adequada, sem consumo excessivo de energia.

Como garantir conforto térmico em dias quentes

Em dias de calor excessivo, o corpo humano tende a apresentar sinais de desconforto térmico, como suor excessivo, desidratação, abatimento e dificuldade de concentração. Além de ter um ambiente refrigerado por um aparelho de ar-condicionado com a manutenção em dia, existem outras ações simples que podem ser tomadas para garantir maior conforto em dias de calor excessivo.

Um ambiente com muitas plantas, por exemplo, tem uma maior umidade relativa do ar por conta de um processo conhecido como evapotranspiração, que consiste na liberação do vapor d’água no ambiente. É por conta disso que casas com muitas plantas costumam ser mais frescas, e cultivar a plantas em ambientes fechados podem auxiliar na garantia de um maior conforto térmico em dias quentes.

Outras estratégias que ajudam a deixar os ambientes mais frescos consistem em abrir janelas de forma estratégica nas horas mais frescas do dia, como pela manhã e durante a noite, assim como manter as cortinas fechadas nas horas mais quentes e com maior entrada de luz solar direta. Espalhe panos molhados pela casa e, é importante lembrar, opte por roupas leves e respiráveis e beba muita água.

Com informações: Kaike Lima 

Foto: Divulgação