Onda de frio intenso começa a atingir vários estados do Brasil; confira previsão para Indaiatuba
Uma onda de frio intenso começa a atingir vários estados do Brasil a partir de hoje (20) e, até sábado (22), os dias serão bastante frios no país, principalmente em parte do centro-sul. Em Indaiatuba a máxima chega hoje aos 22 graus. Quinta-feira de tempo fechado o dia todo. A partir de amanhã (21) as temperaturas despencam, e segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Indaiatuba pode ter mínima de 8, e máxima de 11 graus amanhã (21), com possibilidade de pancadas de chuva.
O final de semana promete ser gelado e também com possibilidades de chuva em Indaiatuba. A previsão é que a temperatura no sábado não passe dos 12 graus. Já no domingo, segundo meteorologistas, a mínima será de 1o e a máxima de 21 graus. Já na segunda-feira, a mínima prevista é de 11 graus, mas ao longo da semana as temperaturas sobem, e podem chega à máxima de 29 graus.
De acordo com a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e do Inpe, a intensa massa de ar frio de origem polar deve provocar temperaturas mínimas muito baixas, inclusive com possibilidade de valores inferiores a O°C em parte do Sul do Brasil.
Haverá ainda condições favoráveis para formação de geadas amplas, tempestades e vendavais. “Além disso, com a umidade remanescente e o frio intenso, há também possibilidade de queda de neve nas regiões serranas do Rio Grande do Sul, no oeste, sul, meio-oeste e planalto norte de Santa Catarina, bem como em áreas do sul e sudoeste do Paraná, entre o fim de tarde e noite de hoje (20), na sexta-feira (21) e no sábado (22)”, explicou o Inmet.
Indaiatuba
Mínima Máxima
Sexta-feira | 8ºC | 11ºC |
Sábado | 10ºC | 12ºC |
Domingo | 11ºC | 21ºC |
Em comunicado, o Ministério da Cidadania informou que, diante das previsões, já trabalha de forma articulada com a Defesa Civil para garantir proteção à população mais vulnerável, em especial pessoas em situação de rua.
Além disso, o momento exige atenção com a segurança das equipes de assistência social, devido à pandemia de Covid-19.
“A Secretaria Nacional de Assistência Social do Ministério da Cidadania alerta para que a rede do Sistema Único de Assistência Social esteja mobilizada para garantir o abrigamento temporário dessas pessoas, reforçando também a atuação das equipes de abordagem social nos territórios. É necessário ter atenção com moradores de áreas rurais e povos e comunidades tradicionais”, alertou o ministério.
Foto: arquivo/Comando Notícia/ divulgação.