
Sistema é integrado ao Centro de Operações de Inteligência (COI) para atendimento imediato de ocorrências
A Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Secretaria Municipal de Segurança Pública, em parceria com a concessionária SOU Indaiatuba, deu início às operações do sistema de monitoramento por câmeras dos ônibus das linhas de transporte coletivo municipal.
Totalmente integrado ao Centro de Operações e Inteligência (COI) da Guarda Civil, o novo sistema permite o monitoramento ativo 24 horas, 7 dias por semana, de toda a frota composta por 74 ônibus que atendem às linhas do município, facilitando a identificação de atividades suspeitas e acionamento ágil das equipes para ocorrências dentro dos veículos. Além do monitoramento ativo por parte das equipes do COI, os usuários também poderão reportar qualquer situação à Guarda Civil, pelo telefone 153 ou para a Polícia Militar, pelo 190, fornecendo informações como a linha em que está ou o prefixo do veículo.
Para o prefeito Dr. Custódio Tavares (MDB), a segurança pública sempre foi uma das grandes prioridades para a administração municipal. “Estamos dando um importante passo ao levar para dentro dos ônibus essa integração da frota com o nosso COI. Essa ação reflete o compromisso de usar a tecnologia inteligente para proteger o trabalhador, o estudante e cada cidadão que utiliza o transporte coletivo diariamente. Estamos unindo esforços entre secretarias e a concessionária para garantir que o indaiatubano tenha tranquilidade em todo o seu trajeto, do momento em que embarca até a chegada em sua casa.”, comenta.
Mais segurança
De acordo com o secretário municipal de Mobilidade Urbana, o sistema de monitoramento cria uma rede de proteção ativa que funciona 24 horas por dia. “Esse sistema não apenas inibe atos de vandalismo ou violência, mas garante um tempo de resposta quase imediato da Guarda Civil caso qualquer intercorrência aconteça dentro dos 74 veículos. Essa tecnologia de ponta chega para somar a outras políticas de proteção que já são sucesso na cidade, como o programa Parada Segura, consolidando um transporte público muito mais moderno, humanizado e protegido.”, conta.
O novo sistema de monitoramento chega para dar ainda mais segurança para os munícipes usuários do sistema de transporte coletivo da cidade, que já contam também com o Programa Parada Segura, importante ação voltada à segurança de mulheres, idosos e pessoas com deficiência que utilizam transporte coletivo e se deslocam ou residem em locais distantes das paradas originais, desde que o desembarque ocorra dentro do trajeto regular das linhas e em locais permitidos. A Parada Segura pode ser solicitada diariamente, no horário das 22h às 5h, para o desembarque.






