Ônibus do transporte coletivo urbano e escolar recebem adesivos para indicar ponto cego – Comando Notícia
CidadesIndaiatubaTrânsito

Ônibus do transporte coletivo urbano e escolar recebem adesivos para indicar ponto cego

Indaiatuba terá 100% da frota operacional adesivada para garantir mais segurança viária

A Prefeitura e a SOU Indaiatuba informam que os ônibus do serviço de transporte coletivo urbano de passageiros passarão a circular com adesivo de ponto cego nas laterais, a partir desta quinta-feira (24/7). O uso do adesivo tem como objetivo conscientizar sobre os riscos e reduzir o número de acidentes envolvendo veículos maiores e usuários vulneráveis da via, como motociclistas, ciclistas e pedestres. As frotas do transporte coletivo de passageiros e do transporte escolar serão 100% adesivadas.

Os chamados pontos cegos são aqueles pontos onde a visão do motorista pelo retrovisor é limitada e os veículos que se aproximam não são detectados na visão lateral direta e esquerda do condutor. Esses pontos são verificados em ambos os lados de um automóvel. A função do adesivo é alertar sobre essas áreas e reduzir o risco de acidentes durante manobras de ultrapassagem e nas mudanças de faixa de rolamento.

O prefeito Dr Custódio Tavares (MDB) informou que o adesivo foi indicação do vereador Luiz Alberto “Cebolinha” Pereira e a medida foi aprovada após análise da equipe do Departamento de Transportes em conjunto com a concessionária do serviço no município, por entender que a inclusão deste novo elemento como parte da identidade visual da frota do transporte público coletivo, ajudará a oferecer mais segurança aos condutores de veículos. “Outros municípios já adotaram o adesivo no transporte para proporcionar mais segurança viária, e acredito que aqui, em Indaiatuba, esse alerta nas laterais dos ônibus também vai ajudar bastante na redução de acidentes com ônibus, principalmente porque temos um volume grande de ciclistas e motociclistas circulando nas vias”, justificou.

Com a identificação dos pontos cegos do ônibus, condutores de veículos, motociclistas, ciclistas e pedestres podem evitar essas áreas e reduzir as chances de acidentes.

Com informações: Assessoria-PMI

Foto: Alex Jegorow – Secom/PMI