CidadesCulturaIndaiatuba

Orquestra Sinfônica de Indaiatuba realiza último concerto do ano

Apresentação acontece no domingo, com participações da Orquestra Jovem e de cantores solistas

Orquestra Sinfônica de Indaiatuba realiza a última apresentação do ano no próximo domingo, 19. O Concerto de Natal acontece a partir das 9h30, no auditório Rainha dos Apóstolos, no Mosteiro de Itaici, com entrada totalmente gratuita. O evento ainda encerra as atividades da AMOJI (Associação Mantenedora da Orquestra de Indaiatuba), cuja Sinfônica é uma das iniciativas, além da Orquestra Jovem (OJI) que também se apresenta neste concerto. A direção artística e a regência é do maestro Paulo de Paula.

O repertório da apresentação traz várias canções natalinas, mescladas com obras instrumentais, como por exemplo: Every Valley e Rejoice de Handel (extraídos da obra ‘Messias‘); Hallelujah de Leonard Cohen; White Christmas de Irving Berlin; Gesu Bambino de Pietro Yon; e Concerto ‘Alla Rustica’ de Vivaldi. Em conjunto com a Sinfônica neste espetáculo, participam dois solistas convidados: a soprano Laura Duarte e o tenor Arthur Raymundo.

Além disso, a Orquestra Jovem de Indaiatuba (OJI), que tem a direção do maestro Felipe Oliveira, também marca presença no palco deste concerto. Atualmente, a OJI é composta em 80% de alunos da Escola de Música da Orquestra Sinfônica de Indaiatuba (EMOSI).

EMOSI De volta às aulas presenciais desde outubro, a Escola de Música da Orquestra Sinfônica de Indaiatuba é responsável por ministrar cursos em 7 instrumentos, além de aulas de musicalização e teoria musical, com a possibilidade de iniciar em uma orquestra. “Os alunos que se encontram no estágio intermediário e que se destacam nos estudos são encaminhados para a prática orquestral na OJI”, explica Marcel Pizzirani Murari, coordenador pedagógico da Escola.

O coordenador conta ainda que mesmo que a EMOSI tenha precisado adaptar seus métodos de ensino para o formato EAD, devido à pandemia, o ganho da continuidade dos estudos por parte dos alunos é visível: “Entendo que os benefícios da continuação dos estudos musicais à distância (dentro de casa) para os nossos alunos foram positivos, e também para as suas famílias que acompanharam e participaram de perto o desenvolvimento dos alunos em ambientes compartilhados. Para que tudo isso acontecesse, a direção, coordenação e principalmente os professores se empenharam no aprendizado de novas técnicas e ferramentas essenciais para desenvolver nesse formato.”

Escola atende, no momento, 193 alunos, de 7 aos 18 anos de idade, e pretende abrir um processo de inscrição para vagas remanescentes em meados de janeiro. As aulas  de Iniciação Musical: Musicalização são voltadas para pessoas de 7 a 8 anos de idade; de Cordas Friccionadas (Violino, Viola Clássica, Violoncelo e Contrabaixo) e de instrumentos de Sopros (flauta transversal, clarinete e saxofone), ambas para quem tem de 9 a 18 anos; e o curso de Teoria Musical, para jovens a partir de 15 anosInformações sobre as abertura das vagas serão divulgadas em breve.

COMO ASSISTIR?

Para assistir a apresentação basta apenas chegar com antecedência, pois a disponibilização dos lugares é por ordem de chegada. O Concerto de Natal é realizado pela Associação Mantenedora da Orquestra de Indaiatuba (AMOJI), em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de Indaiatuba. O Mosteiro de Itaici está situado à rodovia José Boldrini, 170, bairro Itaici – Indaiatuba (SP).

VÍDEOS:
Concerto ‘Caymmi’ – clique aqui
Concerto ‘Erudito e Popular’, série ‘O Brasil e o Mundo’ – clique aqui

SERVIÇO
Concerto de Natal – Orquestra Sinfônica de Indaiatuba
Data: 19/12 (domingo)
Horário: 9h30
Local: Auditório Rainha dos Apóstolos – Mosteiro de Itaici – rodovia José Boldrini, 170, bairro Itaici, Indaiatuba (SP) – mapa aqui
Entrada gratuita

Sobre a AMOJI

A AMOJI (Associação Mantenedora da Orquestra de Indaiatuba) é responsável pela manutenção da Orquestra Sinfônica de Indaiatuba, que vem se destacando por sua intensa atuação na divulgação e popularização da música orquestral. Realizando, anualmente, mais de uma dezena de concertos gratuitos, com participação de músicos do município de Indaiatuba (SP) e solistas de renome. Promove também o Encontro Musical de Indaiatuba (EMIn), que disponibiliza masterclasses para estudantes de música de todo o Brasil e uma programação cultural de concertos para a comunidade.

Site www.orquestradeindaiatuba.org.br | Youtube/Instagram orquestrasinfonicadeindaiatuba| Facebook orquestraindaiatuba

Com informações: ARMAZÉM DA NOTÍCIA

Foto:  FELIPE GOMES