Com o tema central “Mudanças Climáticas e Impactos no SUS”, o congresso abordou questões relacionadas à saúde pública diante do desafio global das mudanças climáticas. Este ano, o evento registrou a presença de 3101 congressistas de 332 municípios paulistas e 198 secretários municipais de saúde, sendo o maior evento já realizado pelo COSEMS/SP.
O congresso também contou com a participação de diretores, assessores e apoiadores do COSEMS/SP, membros do CONASEMS, do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde, além de acadêmicos, instituições de ensino, pesquisadores, técnicos e ativistas do SUS de todo o Brasil.
Durante a cerimônia de abertura, Geraldo Reple Sobrinho, presidente do COSEMS/SP, ressaltou a relevância do tema escolhido para o congresso, afirmando que todos estão desafiados a reinventar o SUS para enfrentar os desafios impostos pelas mudanças climáticas.
Dados da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) foram compartilhados, revelando que atualmente, 9 em cada 10 pessoas respiram ar poluído, resultando em aproximadamente 7 milhões de mortes anuais por exposição à poluição atmosférica. Além disso, projeções indicam que até 2030 mais de 132 milhões de pessoas poderão viver em extrema pobreza devido às mudanças climáticas, com um aumento potencial de 21 milhões de mortes adicionais até 2050 devido aos riscos à saúde associados.
Mostra de Experiências Exitosas
O evento também destacou a 20ª Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios, uma oportunidade para os municípios compartilharem suas práticas inovadoras e serem reconhecidos por elas. Um total de 1687 trabalhos foram inscritos, com quinze experiências premiadas com o Prêmio David Capistrano e outras quinze recebendo Menção Honrosa.
Confira as cidades vencedoras: https://www.cosemssp.org.br
Com informações: Assessoria de Imprensa CosemS-SP
Foto: Divulgação