CidadesItuSocial

Outubro Rosa: AB Colinas doa perucas para ONG que atende pacientes em tratamento contra o câncer

A AB Colinas, concessionária do Programa de Concessões Rodoviárias do Estado de São Paulo, dentro das ações que vem realizando durante todo o Outubro Rosa, mês de conscientização e combate ao câncer de mama, realizou na segunda-feira, dia 09, a doação de 14 perucas para a unidade de Itu do Centro de Apoio ao Portador de Câncer Mais Vida e Solidariedade (+VIDA), que acolhe pessoas em tratamento contra o câncer.

Essa doação vai atender as mulheres que estão em tratamento contra a doença e, em virtude das sessões de quimioterapia, acabaram perdendo os cabelos.

As perucas foram produzidas com os cabelos doados pelos colaboradores da AB Colinas que aderiram uma campanha interna realizada pela empresa que incentivou seus funcionários a participar da ação. Após reunir as doações, os cabelos foram levados para a ONG Fio da Alegria, que produz as perucas e de maneira gratuita, entrega para entidades, hospitais, clínicas e espaços de acolhimento que recebem pacientes vítimas de câncer.

Iniciada no ano passado, a campanha já reuniu dezenas de doações de cabelos feitas por seus colaboradores. Esses cabelos foram reunidos ao longo dos meses e levados para a Fio da Alegria produzir as perucas. Ao todo, a ação idealizada pela AB Colinas já garantiu a doação de quase 30 perucas que vão contribuir para que as pacientes atendidas pela +VIDA possam passar por um processo de recuperação mais humanizado. “Com a campanha vamos contribuir para que essas mulheres recebam essa injeção de autoestima e felicidade em um momento da vida onde todo apoio e afeto são extremamente relevantes para uma boa recuperação”, comenta a ouvidora da AB Colinas, e organizadora da campanha, Helizena Celestino da Silva.

Todo mundo pode ajuda
Além da campanha interna realizada pela AB Colinas, cada cidadão pode contribuir de forma individual para ajudar as mulheres que precisam. Para isso, basta fazer a doação dos cabelos diretamente ao +VIDA ou para a Fio da Alegria. Quem for de Itu ou da região pode entregar diretamente da sede do + VIDA que fica na Rua Vicente Pavani, nº 125, Jardim Convenção, em Itu. Para quem residir em Boituva ou nas cidades próximas, a doação deve ser enviada para a Fio da Alegria pelos Correios pela Caixa Postal – 80104, CEP 03195-970 São Paulo – SP.

Segundo a fundadora da Fio da Alegria e responsável direta pela confecção das perucas, Mariane Cardoso de Oliveira, é muito importante que os moradores das cidades de Itu, Sorocaba e região se conscientizem sobre a importância da doação. “Itu e Sorocaba são duas das cidades onde nós temos as maiores demandas por perucas, mas são as cidades onde temos o menor volume de doações”.

Para conhecer o trabalho realizado pelas duas ONGs basta acessar os sites www.fiodaalegria.org e www.maisvida.org.

Outubro Rosa

Além da campanha interna de doação dos cabelos, durante o Outubro Rosa a AB Colinas também apoia uma ação incentivada pela Artesp (Agência de Transportes do Estado de São Paulo), que busca a conscientização para a prevenção do câncer de mama. Em parceria com a ONG Orienta Vida (www.penserosa.com.br), durante todo o mês a concessionária está divulgando nos painéis eletrônicos instalados ao longo das rodovias que administra a mensagem “Pense Rosa! Previna-se contra o câncer de mama. Procure seu médico e faça a mamografia”, que busca conscientizar os usuários.

Chances de cura

Na maioria dos pacientes, o câncer de mama pode ser detectado logo no começo, fazendo com que as chances de cura e tratamentos menos invasivos sejam maiores. O câncer de mama, geralmente, é identificado pelas próprias mulheres, e, por isso, se faz tão necessário estimular o autotoque e o autoconhecimento.

O Ministério da Saúde recomenda também a realização de mamografias de rastreamento para mulheres entre 50 e 69 anos a cada dois anos. Esse exame é realizado por um equipamento de raio X (o mamógrafo), que identifica possíveis alterações suspeitas de câncer antes mesmo do aparecimento de sintomas.

Números

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), para cada ano do triênio 2020-2022, a estimativa é de 66.280 novos casos de câncer de mama no país. O risco estimado é de 61,61 casos por 100 mil mulheres.

O tipo mais recorrente é o carcinoma de células epiteliais, que se divide em invasoras e lesões in situ. Os carcinomas mais recorrentes são os lobulares ou ductais.

Segundo o Atlas de Mortalidade por Câncer, em 2019, ocorreram 18.295 mortes pela doença no Brasil, sendo 227 homens e o restante mulheres.

Com informações: Ab Colinas