NÚBIA ISTELA
SALTO – Os pacientes tem reclamado cada vez mais do hospital São Camilo em Salto. As reclamações são sempre pelo longo tempo de espera para ser atendido por um médico, pela forma como são tratados por alguns recepcionistas e mesmo enfermeiros, e também por diagnósticos equivocados por parte dos médicos.
O Comando Notícia conversou com algumas pessoas que nos contaram sobre suas experiências no hospital. Giovanni Galizio de Almeida, 20 anos, contou que procurou o hospital por causa de uma dor no peito, segundo ele, estava sozinho para ser atendido, e a espera já ultrapassava uma hora e meia, enquanto isso ele ouvia áudios de vídeos do consultório. “Eu bati na porta, ele abriu, assim meio sem jeito, pediu que eu entrasse e começou arrumar a mesa para me atender. Não sei porque ele não me chamou antes e foi fazer o que ele queria”, informou.
Os atendimentos citados foram feitos sem triagem, procedimento feito para saber qual o grau de urgência de cada paciente. Claudeni Barbosa, 31 anos, contou que chegou ao hospital com febre,dor no corpo, dor de cabeça, depois do tempo da espera quando foi chamado para ser atendido, o paciente ficou no consultório por dez minutos, enquanto o médico saiu para o café.
A nossa equipe acompanhou o atendimento da paciente Larissa Andrade, de 21 anos, ela chegou ao hospital 21h15. Às 21:23 o cadastro já estava pronto. Passou uma hora sem chamar nenhum paciente, intervalos como esse aconteceram vários durante a noite, a paciente foi atendida por volta das 23h30. Com o material do exame colhido, segundo informação recebida por Larissa, o resultado sairia em duas horas, ao passar mais do que o tempo previsto, e não ser chamada, ela foi procurar saber o que havia ocorrido.
“Eles não sabem onde colocaram minha ficha médica, e já são mais de três horas da manhã, me disseram que eu tenho que esperar o coletor terminar o jantar para saber o que fizeram”, informou a paciente. Com as receitas médicas e o exame em mãos Larissa deixou o hospital as 4h17 da manhã. A paciente passou sete horas no hospital.
Outro episódio que aconteceu no São Camilo foi o caso de Luiz Gustavo Xavier, segundo a esposa do paciente Ana Luiza Verderi, eles procuraram o pronto socorro por três vezes, com Luiz passado muito mal, tinha os olhos amarelos, vômitos e não conseguia se alimentar, todas as vezes foram atendidos pelo mesma médica que o diagnosticou com virose, passou os remédios e o mandou para casa.
“Eu entrei em desespero, porque nada que ele tomava melhorava, foi quando decidi que era melhor levá-lo para Indaiatuba. Quando chegamos lá, olhá-lo, ao tocá-lo, a doutora disse: o senhor está muito mau do fígado ou está com hepatite, fizeram os exames ele foi diagnosticado com hepatite A”, disse Ana Luíza.
Procuramos o hospital São Camilo, e por meio da assessoria de imprensa eles disseram que “é importante que toda reclamação seja formalizada na ouvidoria do hospital para que o paciente tenha o devido retorno pessoal após apuração dos envolvidos com o ocorrido”. O número para entrar em contato com a ouvidoria regional de São Paulo do hospital São Camilo é: (11) 3465-2695.
foto: divulgação