HUGO ANTONELI JUNIOR
Os pacientes que foram à Unidade de Pronto Atendimento (Upa), no Jardim Morada do Sol, em Indaiatuba (SP), nesta quarta-feira (8) atrás de assistência médica encontraram descaso, lotação, filas e demora. O Comando Notícia ouviu pelo menos três pacientes e o tempo entre a chegada no local e a chamada médica estava entre quatro e quatro horas e meia. A impressão era de que faltavam médicos.
“É um descaso isso que vem acontecendo há muitos dias”, diz um dos pacientes, que não será identificado. “Fui atendido durante a madrugada e precisava voltar às 10 horas para pegar os resultados. Fui ser atendido apenas às 14h30”, reclama.
“São muitos pacientes idosos, doentes, cadeirantes, crianças que sofrem com isso. Vejo a Prefeitura destacando a cidade como uma das melhores para se viver, mas não lutam para que isso seja verdade”, desabafa. “Não adianta investir milhões em ruas e avenidas enquanto os hospitais estão super lotados e sem leitos, sem profissionais para atender a população”, completa.
Os pacientes ouvidos pela reportagem disseram que o atendimento na recepção foi satisfatório, mas o problema era a demora no atendimento médico. “Perguntei sobre os médicos com os atendentes”, diz outra pessoa, “e sei que eles não tem culpa. É muita demanda para pouco médico”, analisa.
“Sofremos com isso”, conta um terceiro paciente que estava na unidade. “Foram quatro horas para ser atendido. Tinha mais de 80 pessoas. Cheguei perto das 10 horas e só fui embora às 14 horas. É um descaso. Precisa melhorar isso aí”, reivindica. Por conta da lotação, alguns familiares e acompanhantes acabaram ficando do lado de fora da unidade na tarde desta quarta.