HUGO ANTONELI JUNIOR
A Arquidiocese de Campinas (SP) transferiu o padre Paulo Crozera, de 64 anos, para a Igreja Matriz Nossa Senhora da Candelária, em Indaiatuba (SP). Ele estava desde 2012 na Paróquia São Joaquim e Sant’Ana, em Campinas, e substituirá o padre Marcelo Previatelli, vítima de um câncer aos 50 anos. A nomeação foi publicada nesta segunda-feira, dia 16. Segundo o setor de comunicação da Arquidiocese, as datas oficiais serão divulgadas nas próximas semanas.
Padre Paulo Crozera nasceu no dia 18 de novembro de 1955, em Jaú, SP, filho de Romildo Crozera e Maria Ondina Sanches Crozera. Cursou teologia na PUC-Campinas, de 1978 a 1981; Bacharelado no ITESP em São Paulo, em 1984; Mestrado em Teologia Dogmática no Pontifício Ateneo Santo Anselmo, em Roma, Itália, de 1984 a 1986.
Recebeu a ordenação diaconal no dia 31 de outubro de 1980, na Catedral Metropolitana, em celebração presidida por Dom Gilberto Pereira Lopes. Exerceu o ministério diaconal na Comunidade Cristã da Vila Perseu Leite de Barros, Paróquia Santa Luzia.Foi ordenado Presbítero no dia 08 de janeiro de 1982, na Igreja Santa Luzia, Jardim Campos Elíseos, em Campinas, por Dom Gilberto Pereira Lopes. Passou por igrejas de Campinas e Sumaré.
Em janeiro de 2008 assumiu a Vice-Reitoria Acadêmica do Insttituto Teológico-Pastoral para a América Latina – ITEPAL, na cidade de Bogotá, na Colômbia. Voltando para Campinas, foi nomeado no dia 25 de outubro de 2011 como Vigário Paroquial da Paróquia Santa Luzia, nos Campos Elíseos, cuidando especialmente das Áreas Setoriais João Paulo II e Dom Luciano Mendes de Almeida. Em 09 de novembro de 2012, com a criação da Paróquia São Joaquim e Sant’Ana, desmembrada da Paróquia Santa Luzia, foi nomeado como primeiro Pároco, assumindo a Paróquia no dia de sua instalação, 11 de novembro.
fotos: divulgação/arquivo pessoal