EsporteIndaiatuba

Pai busca patrocínio para promessa do Judô de apenas 8 anos

JOSEANE MIRANDA

O atleta Miguel Fernando, de apenas oito anos, está em busca de patrocínio para bancar os gastos com competições. Faixa amarela  de Judô ele tem colecionado vitórias na modalidade. “Ganhou torneios em Itu, Salto, Monte Mor e Valinhos. No ano passado tornou-se bicampeão regional e inter-regional depois de vencer os torneios em 2017 e 2018”, revela o pai do garoto, Je Marques.

“Conseguiu muito precoce o terceiro lugar no campeonato Paulista de 2018. Em 2019, foi terceiro lugar em Campinas e campeão em Cesário Lange”, continua o pai, que está na luta para garantir o sonho do filho. A lista de conquistas inclui ainda os títulos da Copa São Paulo 2018, Aberto Open da Penha em São Paulo de 2018. Atualmente o judoca compete na categoria pesado Sub 11. Até ano passado as conquistas foram na categoria Sub 9.

Neste sábado, dia 16, Miguel Fernando tem mais uma competição importante. Disputa a Copa São Paulo de Judô em São Bernardo do Campo. Caso consiga avançar, ele se classifica para o Paulista, competição que garante vaga no Campeonato Brasileiro que será disputado em agosto. O atleta treina atualmente na academia Sérgio Honda. A iniciação no esporte ocorreu na Secretaria de Esportes da Prefeitura de Indaiatuba. De acordo com o pai, ele deixou de treinar pela Secretaria de Esportes “por não ter outros competidores da mesma categoria na época”.

Judoca admira as medalhas conquistadas. São apenas dois anos no esporte e várias vitórias. foto: arquivo pessoal

Início. Je Marques conta que o filho começou no judô aos seis anos por “vontade própria”. “Judô é a vida dele. Ele pretende ser um campeão olímpico”, diz. O menino mantém uma rotina pesada dura de treinos e estudos. Estuda em uma escola de período integral e só tem as noites de segunda livres. Os treinos de judô acontecem de terça a sexta das 19h às 21h.

Os finais de semana são sempre no tatame. “Precisamos de patrocínio. Os custos com viagens taxas alimentação estão muito altos”, expõe o pai. A promessa do judô local já conseguiu apoio de um amigo da família, mas precisa de mais. Por mês a família investe entre R$ 1 mil e R$ 1,2 mil entre inscrições para campeonatos, gastos com deslocamentos e alimentação. Para participar da competição neste sábado o atleta contará com a ajuda do professor.

Miguel tem como inspiração no esporte os judocas campeões Aurélio Miguel, Flavio Canto, Carlos Honorato e Tiago Camilo. Através da página no Facebook Miguel Fernando Judoca você pode acompanhar a rotina de treinos e competições do judoca. Ele mantém também um perfil no Instagram onde relata sua rotina. Empresas ou pessoas que quiserem patrocinar o atleta podem entrar em contato através do número: 19 – 9 8193 2228

Prefeitura. O Comando Notícia questionou a Secretaria de Esportes a respeito de patrocínio ao judoca. Por nota a pasta informou que “tem apoiado diretamente 25 modalidades competitivas”. Sobre a categoria disputada por Miguel Fernando, a pasta informa que “não tem competidores desta modalidade e faixa etária. No entanto, o profissional técnico responsável pela equipe não apontou nenhum aluno desta faixa etária que esteja em condições técnicas de competir”.

Atletas locais que precisam de apoio da Prefeitura devem, segundo orientação da Secretaria de Esportes, “ingressar em uma equipe do município”. “O apoio financeiro da Administração Municipal aos esportistas selecionados para as competições externas é por meio de inscrições e com as viagens”, afirma a nota.

foto: Academia Sérgio Honda