HUGO ANTONELI JUNIOR
A calçada em frente ao banco Itaú da rua Candelária amanheceu com “trabalhos” feitos com doces, velas de várias cores e galinhas mortas nesta quinta-feira (5). Testemunhas confirmaram que um “trabalho” também foi feito na praça Prudente de Moraes. A cena chamou a atenção de quem passou pelo local no começo da manhã.
Ao Comando Notícia, o presidente da Associação das Comunidades Afro-Brasileiras e de Cultura Popular de Indaiatuba (Acoucai), Leandro Barbieri (Tata Hoxiluande), falou com indignação. “Isso é uma barbárie, uma patifaria, não tem outro nome. As pessoas que passavam pelo local tinham medo de entrar no banco. Este é um trabalho que não representa a umbanda e o candomblé”, afirma.
Junto com outros membros ele foi até o local e limpou o trabalho. “Isso é coisa que algumas pessoas fazem para manchar as nossas religiões, ao contrário do trabalho que a gente faz aqui na cidade. É revoltante um acontecimento como este. Um trabalho com estes elementos, bala, pinga e morte de animais não existe e só atrapalha no nosso trabalho de conscientização.”
fotos: arquivo pessoal