Cidades

Palestra sobre cuidado com pacientes terminais será realizada no Ciaei

HUGO ANTONELI JUNIOR

INDAIATUBA – A morte é inevitável, mas sofrer na véspera é opcional. Esta é a premissa da palestra “A Morte é Um dia Que Vale a Pena Viver”, ministrada pela doutora Ana Cláudia Quintana Arantes, marcada para o dia 22 de agosto (terça-feira), às 20 horas, no Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba (Ciaei – av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 3665, Jardim Regina). Os ingressos custam R$ 60 e estão sendo vendidos na Femina (rua Ademar de Barros, 53, Centro) e Nakayoshi (av. Itororó, 631, Cidade Nova). A organização reuniu a imprensa na manhã desta terça-feira (8) para dar mais detalhes sobre o evento.

“Antigamente, o paciente terminal era deixado de lado e tratado com menos humanidade, porque nós da medicina queremos curar e tratar pessoas e alguém que não tem mais possibilidades de tratamento acabava ficando de lado. Isso mudou muito e hoje o tratamento a essas pessoas é muito melhor. A doutora Ana Cláudia é uma especialista no assunto e acreditamos que este evento é interessante para profissionais da saúde e para o público em geral também”, afirmou o ginecologista, obstetra e vice-prefeito Tulio Couto. “Já vi a palestra pelo menos três vezes e, com certeza, quem assistir vai chorar, porque ela apresenta muitos casos reais e emocionantes”, diz.

Michelly Picoli, da Vita Migliore, falou sobre a humanização em tratamento destes pacientes. “Às vezes, um carinho de um neto, de um filho, uma festa de aniversário, uso de um cachorro ou gato melhoram a qualidade de vida destes pacientes”, analisa. “Muitas vezes ouvimos que não há mais o que ser feito, mas há, sempre há”, informa. De acordo com a organização, haverá uma parceria para a participação de profissionais do Lar de Velhos.

ana_claudia_quintana_arantes_0 (1)Ana Claudia é médica, formada pela USP com residência em Geriatria e Gerontologia no Hospital das Clínicas da FMUSP. Fez pós graduação em Psicologia – Intervenções em Luto pelo Instituto 4 Estações de Psicologia.  Tem especialização em Cuidados Paliativos pelo Instituto Pallium e Universidade de Oxford. Atua no Hospital Israelita Albert Einstein foi a responsável pela elaboração e implementação das políticas assistenciais e treinamentos institucionais em Cuidados Paliativos e Terapia da Dor segundo as recomendações da Joint Comission.

O evento tem patrocínio da faculdade Max Planck, da Vita Migliore Home Care, Colégio Rodin e apoio da Prefeitura. Mais informações pelo site wbeventos.com.br ou pelo WhatsApp (19) 9 8251-3183 ou (19) 9 9301-8010.

Fotos: Divulgação e Hugo Antoneli Junior