Polícia

‘Parecia filme do Rambo’, diz moradora de Araraquara sobre tiroteio em tentativa de roubo a bancos

Moradores do Centro de Araraquara (SP) contaram que viveram momentos de tensão durante troca de tiros entre Polícia Militar e a quadrilha armada com fuzis que tentou assaltar duas agências bancárias na madrugada desta terça-feira (24).

 

Chegou uma hora que parecia filme do Rambo. Era tanto tiro, tanto tiro, que eu me escondi no corredor com medo de bala perdida”, contou a advogada Sandra Piqueri.

 

As polícias Civil e Militar realizam buscas para localizar os cerca de 20 criminosos que participaram da ação contra uma agência da Caixa Econômica Federal e outra do Banco do Brasil .

O Banco do Brasil informou que a avaliação preliminar aponta que não houve danos ao patrimônio na agência. A administração aguarda a conclusão dos trabalhos da polícia técnica para liberação do acesso ao local.

A expectativa é que a agência abra normalmente na quarta-feira (25).

A reportagem  entrou em contato com a Caixa, mas ainda não recebeu um posicionamento oficial sobre ação na cidade.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP), equipes da PM intervieram e houve troca de tiros, mas até o momento não há informações sobre detidos e ninguém ficou ferido. O Helicóptero Águia da PM auxilia nas buscas pela região.

Os assaltantes fugiram e deixaram explosivos dentro da agência da Caixa Econômica Federal. Uma equipe do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) segue para Araraquara para retirar os artefatos.

Três caminhões foram incendiados durante a madrugada na Rodovia Antônio Machado Sant’Anna (SP-255) e deixaram o trânsito bloqueado nos dois sentidos para os motoristas que se deslocam entre Ribeirão Preto e Araraquara no início da manhã.

 

Tiroteio

Vizinhos relataram que ouviram a troca de tiros por volta das 2h30. “Foram momentos de pânico. Eu só pensava em Deus, na minha família e na população de Araraquara”, contou um homem de 39 anos que preferiu não se identificar.

Um dos caminhões incendiados pelos assaltantes em Araraquara — Foto: A Cidade ON/Araraquara

Ele também que acordou com um forte barulho da bomba e, após cinco minutos, começou a ouvir o tiroteio. “Fui até o quarto do meu pai e pedi para ele ficar deitado até tudo acabar. Não sei dizer quanto tempo durou, mas por volta das 3h30 ouvi mais tiros e depois acalmou graças a Deus”, relatou o morador.

Próximo ao 13º Batalhão da Polícia Militar, moradores disseram que ouviram um caminhão passando muito rapidamente e, logo em seguida, ouviram barulho de tiros.

“No começou achei que era rojão, pois era um barulho muito alto e tremia a casa inteira. E você via que não era tiro de calibre 38, pois o estrondo era muito alto”, relatou outro morador, que também não quis se identificar.

O tiroteio intenso entre polícia e quadrilha durou cerca de 40 minutos. O morador, que é vizinho do batalhão da PM, relatou que depois os disparos ficaram mais espaçado e distantes.

“Há 26 anos morando aqui, nunca ouvimos nada parecido com isso. Demorou para entender que era um tiro. E nós ficamos nos perguntando como não ouvimos barulho de sirene, depois entendemos que eles estavam interditados”, afirmou.

 

Interdição de ruas

 

Devido ao risco de explosão, a polícia interditou algumas ruas da região central. Comerciantes e funcionários não puderam entrar nos estabelecimentos.

Os seguintes trechos estão fechados: Avenida Brasil, entre a Rua Voluntários da Pátria (Rua 5) e a Rua São Bento (Rua 3); Avenida São Paulo, entre a Rua São Bento (Rua 3) e a Rua Padre Duarte (Rua 4); e a Rua Padre Duarte (Rua 4), entre a Avenida Dom Pedro II e a Avenida São Paulo.

No sentido inverso, saindo do Terminal para a região norte da cidade, todos os ônibus estão utilizando a Rua Major Carvalho Filho (Rua 0). As linhas não estão passando, neste momento, pela Rua Nove de Julho (Rua 2).

O prefeito reeleito Edinho Silva (PT) usou as redes sociais para pedir tranquilidade à população. “Os assaltantes não estão em Araraquara, eles fugiram. “Vamos parar de fake news, a inverdade, parar de propagar fatos não ocorridos. Araraquara recebeu reforços de diversos policiais da região.”, disse.

*Com informações do site A Cidade ON/Araraquara.

Postado por  G1 São Carlos e Araraquara

Foto: A Cidade ON/Araraquara/ redes sociais